Notícias

Saúde / Alternativas

07 de Novembro de 2016 14h26

Semana de Práticas Integrativas começa nesta terça-feira com inauguração de unidade

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Começa nesta terça-feira (08), e vai até o dia 11, no Horto Florestal Tote Garcia, a II Semana de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. O evento é destinado aos servidores do município e comunidade em geral e tem por objetivo dar visibilidade e divulgar os serviços prestados pela Unidade de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) que esta sendo implementada para se tornar uma referência no  atendimento nesse segmento.

“Nossa intenção é que a comunidade conheça os serviços e a unidade, que oferece cuidados em todos os níveis da Saúde, de uma forma mais simplificada e com uso de tecnologias mais baratas e eficazes”, explicou a técnica da URPICS, Nensmorena Preza.

Durante toda a semana várias atividades estarão sendo desenvolvidas como trilha guiada  e nas tendas montadas no Horto Florestal acontecerão sessões de Reiki, Auriculoterapia, Massagem Quick, Benzeção, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Biodança, Reflexologia Podal e ainda orientações e informações sobre Plantas Medicinais, Nutrição Funcional e outros.

Dentro da programação da Semana, quem for ao Horto Florestal poderá ainda participar de Seminário sobre Fitoremediação, processo que utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério, como o zinco, o cobre e o magnésio, com a especialista a professora Dra. Rosangela Studart.

Os participantes poderão também conhecer mais sobre o Programa Municipal de Fitoterapia e Plantas Medicinais (Fitoviva), criado pela Lei Municipal nº 5.053, de 2007, com o objetivo de incentivar o cultivo de Plantas Medicinais nos quintais e unidade de saúde, resgatando essa cultura e orientando os usuários quanto ao seu uso racional.

Programação

Nesta terça-feira (08), as atividades começam às 08 horas com a abertura oficial da II Semana de Práticas Integrativas e Complementares do SUS e inauguração da Unidade.

Às 09 horas será apresentado um vídeo sobre as atividades realizadas na URPICS, a Política de Práticas Integrativas e Complementares e, logo após, no momento cultural, haverá uma apresentação do Coral Sonia Mazetto seguido de um  “Chá com Bolo”.

A partir das 09 horas começam os atendimentos à população nas tendas. No período da tarde, das 14 às 17 horas também serão feitos atendimentos inclusive, às  15 horas, acontecerá uma aula prática de Yoga com a facilitadora Rita de Cássia.

Unidade de Práticas Integrativas

A Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) está sendo implementada desde o ano passado, com o objetivo de atender neste primeiro momento aos trabalhadores do município, em especial  aos servidores da saúde, e pacientes do SUS encaminhados para esses tratamentos. A Unidade tem ainda como vocação a formação de profissionais.

As práticas integrativas e complementares em saúde são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, também chamados pela  Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

A II Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde conta com o apoio de vários parceiros entre eles a Secretaria de Meio Ambiente do Município, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Associação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Sindicato dos Terapeutas Holísticos além dos profissionais que desenvolvem as práticas integrativas.

Em Cuiabá, técnicos da saúde de gestores estão concluindo a minuta da Política das Práticas Integrativas e Complementares que deverá ser encaminhado à  Câmara Municipal de Cuiabá.

Confira a Programação completa da II Semana de Práticas Integrativas e Complementares do SUS