Educação /
19 de Outubro de 2012 14h30
"Semana da Alimentação Saudável" encerra com apresentações na escola municipal Rita Caldas Castrillon
A escola municipal de educação básica (Emeb) Rita Caldas Castrillon recebeu na manhã desta sexta-feira (19/10), alunos e profissionais das Emebs Firmo José Rodrigues, Henrique da Silva Prado e Ana Tereza Arcos Krauze para marcar o encerramento da “Semana da Alimentação Saudável”.
Esta iniciativa, além de lembrar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado na última terça-feira (16-10), tem como principal objetivo conscientizar alunos, professores e familiares sobre a importância de se alimentar bem, por meio da ingestão de verduras, legumes e frutas.
“A educação alimentar é importante para a vida de qualquer cidadão. Hoje em dia é muito comum as pessoas gostarem dos ‘fast-foods’, e acabam se alimentando de muitas calorias e pouco valor nutritivo. Então, se mostrarmos desde agora que a alimentação saudável é a melhor opção, é possível mudarmos essa realidade, e já estamos conseguindo isso”, afirma a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel.
A ação mostra resultados positivos, pois as palestras educativas serviram como um incentivo para que as crianças colocassem em prática o hábito alimentar balanceado.
As alunas do 7º ano da Emeb Rita Caldas, Elaine Pereira Rodrigues, Maria Fernanda da Mata Casemiro, Emily Fernanda Oliveira e Gabriele Santos de Arruda, contam que depois de conhecerem e entenderem a necessidade de consumir alimentos nutritivos, já mudaram a forma de se alimentar, e ensinam isso em casa. “Eu gosto muito de doces, mas sei que se comer demais faz mal. Então, não como muito. Agora eu como bastante frutas aqui na escola e na minha casa também”, conta Elaine.
Nesta manhã de atrações voltadas à “Semana da Alimentação Saudável”, as escolas realizaram apresentações de dança, música e teatro, bem como a exposição de cartazes educativos e explicações demonstrativas dos alunos, diferenciando o que é saudável do que não é.
Para a diretora da escola Rita Caldas, Alais Bulhões Oliveira, a educação alimentar contribui não só para a saúde do aluno, mas para o seu desenvolvimento em sala de aula. “Esta ação é muito positiva. Nós já trabalhávamos a questão da alimentação saudável em sala de aula, mas, com a ajuda dos nutricionistas e técnicos, essa conscientização e sensibilização tornaram-se muito mais ricas em informação e os alunos entendem melhor esta importância”.
Criatividade ao preparar os alimentos
A gastrônoma da Secretaria Municipal de Educação, Laura Ramos, explica que a criação de novas possibilidades e de novos pratos facilita o trabalho desenvolvido com as crianças. “Com o auxílio das TNEs (Técnicas em Nutrição Escolar) e nutricionistas, nós estamos fazendo com que os cardápios sejam mais saborosos, sem deixar de ser rico em nutrientes, e as crianças estão aprovando”.
Um exemplo disso é o suflê de casca de beterraba. De acordo com Laura, “este alimento não tem muita aceitação das crianças, mas como suflê elas adoraram”.
Para demonstrar esta realidade, foi preparado para a ocasião um caldo rico em vitaminas, feito com cascas, talos, sementes e frango. Este prato assemelha-se a um escaldado de frango comum, pois as verduras ficam todas trituradas e imperceptíveis. “Até as crianças que não gostam de comer verduras ou legumes, aprovam e gostam muito do escaldado, pois somente o frango fica visível neste prato”, explica a gastrônoma.
A “Semana da Alimentação Saudável” é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) de Cuiabá, que desenvolvem nas escolas e creches do município o Programa Escola com Saúde. A finalidade do projeto é contribuir para a formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município.
Estiveram presentes, ainda, no encerramento o secretário de Esportes de Cuiabá, João Bosco Cruz; a coordenadora do programa Escola com Saúde, Valéria Santos de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), João Custódio; a diretora da Atenção Primária, Arlete de Sá Lino; a coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Mônica Rosa da Silva, entre outros.