Educação / MPT NA ESCOLA
05 de Abril de 2022 08h09
Segunda formação online do projeto 'MPT na Escola' será nesta terça-feira (5)
A “Profissionalização do Adolescente - Base Legal" é o tema da formação online que será realizada nesta terça-feira (5), às 18h30, para os professores e gestores das 10 unidades educacionais que estão participando da edição 2022 do Projeto MPT na Escola, e coordenadores pedagógicos, da Secretaria Municipal de Educação. A formação, a segunda realizada este ano, faz parte da agenda de ações previstas no projeto visando a capacitação dos profissionais da Educação para a discussão nas escolas de ensino fundamental, dos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Estão participando do projeto 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano e suas famílias, além de 84 professores e gestores escolares. Tendo como foco a erradicação do trabalho infantil, o projeto promove ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente.
O coordenador municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, falou sobre a importância da iniciativa, para o desenvolvimento integral dos estudantes. “A Escola Cuiabana enfatiza e realiza ações preventivas e de formação visando precaver e até interromper ações desumanas que ainda persistem em qualquer lugar onde a violência tenha iniciado o seu ciclo. O Projeto MPT na Escola vem ao encontro da Política da Escola Cuiabana, juntamente com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e parcerias , buscando identificar as causa de exclusão escolar e atuar para superá-las de maneira intersetorial, fortalecendo a proteção das crianças e dos adolescentes, garantindo o Ensino e a Aprendizagem dos nossos estudantes e salvaguardando a sua integridade”, salientou o coordenador municipal do MPT, Edmilson Marques de Moraes.
As palestras desta terça-feira serão ministradas pela coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do Senai MT, Paullyanne Leal de Araújo. Graduada em Pedagogia, com ênfase em Coordenação pedagógica pelo ICE – Instituto Cuiabano de Educação-MT, Paullyanne Leal é pós graduada em Aperfeiçoamento da Coordenação Pedagógica: Planejamento e Prática e possui mais de 14 anos de experiência em gestão escolar. Também ministrará palestra a pedagoga Vanessa Flores Bittencourt Barros, especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Há 22 anos atua em instituições públicas e privadas de ensino como professora e gestora. Trabalhou como Analista de Educação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), na área de Aprendizagem Industrial e hoje assessora a Coordenadoria de Educação a Distância da Secretaria Municipal de Educação.
MPT na Escola
O projeto MPT na Escola é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Este ano estão participando do projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, Antônia Tita Maciel de Campos, Floriano Bochenheki, José Luís Borges Garcia, Nossa Senhora Aparecida, Profª, Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Correa.
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. O objetivo é por meio da informação prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
Serviço
Formação: Profissionalização do Adolescente - Base Legal
Data: 05/4, terça-feira
Hora:18:30h
Local: plataforma zoom
Público Alvo: professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos