Obras Públicas / SEGUNDA ETAPA
01 de Agosto de 2024 09h30
Segunda fase da requalificação: Mercado do Porto Antônio receberá a cobertura de telhas isotérmicas neste mês
As obras de requalificação da segunda etapa do Mercado Antônio Moyses Nadaf, o popular Mercado do Porto, estão em ritmo acelerado, atendendo a uma determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
A parte emergencial determinada, é o telhado, e ele já está com a estrutura metálica pronta e sendo pintada para receber as telhas isotérmicas novas e totalmente apropriadas para o espaço, que garantirão, além de uma repaginada no ambiente, conforto e climatização aos comerciantes e frequentadores do espaço. O telhado antigo (já removido) era de zinco e não ideal para mercados públicos. A obra do telhado, com pintura de toda a parte de cima, deve ficar pronta agora em agosto.
A conclusão total da estrutura, com os boxes, segundo o cronograma, deve ocorrer em outubro, no máximo em novembro. “Estamos programando para início de dezembro os permissionários retornarem para a área de origem, sendo transferidos do espaço provisório onde se encontram atualmente e oficializar a entrega do espaço para atendimento aos munícipes e visitantes”, explicou o secretário Municipal de Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Para agilizar, a Secretaria de Obras está trabalhando paralelamente a parte da infraestrutura, que corresponde ao piso, drenagem, destinação da água e galeria pluvial. O piso já foi removido, as telhas estão lá para serem colocadas, aguardando só o término da pintura da estrutura metálica.
“A expectativa após a conclusão dos boxes é montar a programação de transferência dos feirantes novamente. A expectativa é de todos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do prefeito Emanuel Pinheiro. Estamos em ritmo avançado”, frisou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
A parte do telhado é considerada emergencial para dar início à infraestrutura do espaço, incluindo os boxes. Feito o telhado, mesmo que venha chuva, não atrapalha e nem impede que o serviço seja executado, porque com a cobertura, as obras continuarão fluindo sem impedimentos, podendo seguir normalmente conforme o cronograma.
Outro ponto importante e que foi decidido em conjunto com os responsáveis é que toda a estrutura a ser implementada deverá ser de forma modular para poder dar mais agilidade. Além disso, atende às características que a vigilância sanitária e os órgãos fiscalizadores exigem. Tudo vai ser de painel isotérmico, inclusive a parte de baixo.
“Cuiabá receberá um espaço completamente melhor do que já vivenciado pelos feirantes que labutam há anos no tradicional Mercado do Porto para ganhar o pão e levar produtos fresquinhos e de qualidade diretamente do campo para a mesa de todos nós. Nada se compara, terminar nossa gestão com esse feito realizado é dizer para Cuiabá e para os que aqui vivem, o quanto nos preocupamos em transformar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Primeira etapa
A primeira etapa do Mercado do Porto foi entregue em julho de 2023 e conta com dois pisos, os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda foram instalados 19 climatizadores na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, uma estrutura completa e totalmente em acordo com as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e também para a desossas, garantindo comodidade aos trabalhadores e aos visitantes.
O espaço também conta com uma rampa destinada exclusivamente para atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento. A administração instalou, na parte externa (tenda), 16 climatizadores ecologicamente adequados.