Saúde / Prevenção
28 de Abril de 2015 15h13
Segunda etapa do Hiperdia garante atendimento a idosos no Ribeirão da Ponte
Durante toda esta semana a Prefeitura de Cuiabá está realizando diversas atividades para combater a hipertensão. O objetivo é alertar a população quanto à prevenção e tratamento da doença.
O dia D da doença foi no domingo (26). No entanto, até quinta-feira (30), vários eventos acontecem nas unidades de saúde da capital.
Nesta terça-feira (28), segundo dia de atividades do Hiperdia, o Posto de Saúde da Família do bairro Ribeirão da Ponte recebeu cerca de 30 idosos da região.
Na ocasião eles participaram de palestras com orientações sobre os cuidados com a hipertensão (prevenção, tratamento, diagnósticos) e quais os serviços oferecidos pela atenção básica.
Além disso, foi oferecido testes de glicemia e aferição da pressão.
Para a coordenadora do programa na Regional Oeste, Talita Machado, esta medida permite mostrar à população que a prefeitura disponibiliza o atendimento necessário nos postos de saúde.
“Estas medidas são importantes para que haja orientações e esclarecimentos de dúvidas referentes aos cuidados com a saúde e esperamos com isso melhorar a qualidade de vida da população e garantir o atendimento”, conclui Talita.
A dona Candida Arruda, de 69 anos, convive com a hipertensão há mais de 20 anos. Ela conta que praticar exercícios e se alimentar corretamente ajuda no tratamento da doença. Candida reconhece ainda que programas como estes esclarecem dúvidas e tiram possíveis mitos sobre a hipertensão.
“Eu não abro mão das minhas caminhadas diárias, de comer bem, tomar muita água e fazer exames de rotina. Afinal eu não posso me descuidar e estas campanhas nos ensinam como lidar da melhor maneira possível com a doença”, conta ela.
Doença perigosa
A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força aumenta descontroladamente, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada hipertensão arterial.
Os fatores de risco são: obesidade, tabagismo, estresse, diabetes, alcoolismo, colesterol alto, gravidez, má alimentação e o consumo excessivo de sal.
É extremamente importante tratar a hipertensão arterial sistêmica (HAS) mesmo sem sintomas, pois ela aumenta os riscos de trazer outros problemas de saúde como: derrame cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, alterações graves de visão, impotência sexual, entre outras.
O tratamento adequado previne as complicações da doença, mas é importante que seja feito de forma contínua, sem interrupções, além do acompanhamento.
A recomendação é que se procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para fazer a prevenção.
Cartão
Na oportunidade os coordenadores do evento também apresentaram o novo modelo do cartão do SUS aos usuários. Ainda nesta semana já começa a entregar. O PSF do Ribeirão da Ponte é um dos pioneiros no Estado a receber o novo cartão magnético, que é mais prático e seguro do que o modelo atual feito de papel que facilmente pode ser perdido ou danificado.