Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Parceria
02 de Julho de 2015 14h23
Secretários se reúnem para otimizar espaço da Casa dos Conselhos
O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, apresentou hoje (02) ao secretário de Educação, Gilberto Figueiredo, a sede da Casa dos Conselhos de Cuiabá, a fim de garantir a melhoria na atuação das secretarias por meio do espaço recentemente criado pela prefeitura.
Diretores de escolas e creches municipais também participaram da reunião e receberam orientações sobre como funciona a casa, que reúne os conselhos municipais de direitos e de política vinculados à secretaria de Assistência Social.
De acordo com o secretário José Rodrigues, a iniciativa de apresentar a estrutura da Casa dos Conselhos foi idealizada para mostrar a importante atuação que a casa tem e que pode ser aproveitada também pela Educação. “A educação tem um papel preponderante para que tenhamos uma sociedade melhor. E queremos aproximar as estruturas das secretarias para fazer com que nossas atuações também possam melhorar a cada dia”, diz.
Atualmente, fazem parte da Casa dos Conselhos os conselhos de Direito da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Mulher, da Atenção de Diversidade Sexual e Instância de Controle Social, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social.
Neste sentido, o secretário explica que a estrutura deveria ser melhor aproveitada pelos próprios professores, que podem usufruir da Casa dos Conselhos até mesmo para o ensino às crianças sobre direitos e deveres.
“A Instância de Controle, por exemplo, tem o papel de acompanhar o Bolsa Família e tem papel importante de articulação junto com a Educação na direção de fazer com que tenhamos de fato a melhoria na vida dessas famílias que recebem o benefício e a contrapartida da prestação de contas, que é manter as crianças estudando. Temos ainda várias outros conselhos que possuem transversalidade com a clientela que a educação trabalha, seja criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência”, afirma.
Para o secretário Gilberto Figueiredo, a iniciativa de alocar todos os conselhos em um único espaço é inovadora, pois facilita à população o acesso aos serviços prestados pela assistência social.
Além disso, aponta que a proximidade da Educação com a Casa dos Conselhos é importante, visto que facilita o encaminhamento das demandas que têm interferência junto à educação.
“A secretaria está de portas abertas para todos os conselhos. Nós temos hoje o maior contingente de crianças que estão em rede municipal e logicamente o trabalho realizado por diversos conselhos permeiam a educação. Por isso, entendemos a necessidade de que todos os nossos diretores conheçam as condições e trabalhos de cada conselho e possam interagir com eles para que os resultados da educação sejam potencializados”, diz Gilberto.
A reunião contou ainda com a participação da presidente do Conselho de Assistência Social, Ruth Leite, do presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Urei, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Jader Martins, o presidente do Conselho de Atenção de Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, e da Instância de Controle Social, Edilene Souza.