Notícias

Saúde / Paralisação

13 de Novembro de 2015 18h00

Secretário rebate Sindimed e diz que medidas judiciais já estão sendo adotadas para não prejudicar a população

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, rebateu  na manhã desta sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa, todas as alegações que segundo a direção do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), teriam motivado a paralisação de profissionais médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro e policlínicas da capital, na quinta-feira (12).

“As alegações  de que estaria havendo supressão no pagamento de horas extras e insalubridade, na verdade estão sendo colocadas de modo equivocado e não tem fundamento”, ressaltou.

Ary Soares disse que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Procuradoria-Geral do Município,  está tomando todas as medidas judiciais no sentido de manter o atendimento à população, inclusive pedir a  ilegalidade do movimento.

Ainda segundo Ary Soares, a  Secretaria de Saúde está acompanhando o atendimento nas unidades de média e alta complexidade no sentido de que a população não seja prejudicada pela paralisação.

Acompanhado dos secretários-adjuntos de Assistência, Daoud Mohd Khamis Abdallah, de Gestão, Janete Manica Evangelista  e da assessora jurídica da secretaria, Kelluby de Oliveira Silva, Ary Soares disse que a atual gestão da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Cuiabá, está aberta a sentar com todas as categorias  e, vem fazendo isso, nas rodadas de negociações no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, inclusive com a presença do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e, nesta semana, com o secretário-adjunto de Assistência, Daoud Abdallah; o procurador de justiça, Ronilson Rondon de Souza, representantes da Secretaria de Gestão e da Assessoria Jurídica da Secretaria.

Em relação aos problemas apontados pelo Sindimed-MT, Ary Soares disse que foi solicitado ao Sindicato que encaminhasse relatório à Secretaria Municipal de Saúde a fim de que possa ser feito um levantamento, documento ainda não encaminhado pelo sindicato da categoria.  

Com relação às atividades do Hospital Municipal São Benedito, que segundo o Sindimed-MT não estaria alcançando as metas de implantação, Ary Junior disse que no mês de outubro o Hospital atingiu  30% a 50% a mais da meta prevista, dependendo do procedimento realizado nas duas especialidades hoje atendidas pela unidade, ortopedia e neurologia.

Em outubro foram realizadas 231 cirurgias ortopédicas (a meta era de 231) e 47 cirurgias neurológicas (a meta era 30). Em três meses de funcionamento, já foram realizadas mais de 820 cirurgias de ortopedia e neurologia no Hospital São Benedito.

A unidade hospitalar possui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a previsão é de que  até o  final do mês de novembro, com o inicio das cirurgias cardíacas, seja implementada  uma UTI. 

UPA's

Ao ser perguntado pelos jornalistas em relação a finalização de obras como as das UPA’s Pascoal Ramos  e do Verdão, o secretário disse que estão dentro do cronograma.

“Hoje Cuiabá atende a demanda, agravada pela ineficiência, de praticamente todos os 16 polos de saúde de Mato Grosso e, em nenhum momento, deixaremos de atender propositalmente, a população, na rotina diária das nossas unidades de saúde ou plantões, ou em outra circunstância qualquer”, ressaltou Ary Soares de Souza Junior.