Saúde / INCLUSÃO
21 de Junho de 2024 09h40
Secretário de saúde prestigia evento sobre educação inclusiva para crianças e adolescentes no MPMT
O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, participou na manhã desta quinta-feira (20) da abertura do Encontro sobre “Educação Inclusiva para Crianças e Adolescentes”, promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, em Cuiabá. O evento, que termina nesta sexta (21) reúne membros do MPMT, profissionais da Educação e a comunidade escolar de diversos municípios mato-grossenses.
O procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira, idealizador do evento, abriu as falas focando nos objetivos estratégicos principais da Cidadania para o período de 2024 a 2031. Estes objetivos estão divididos em duas áreas: Educação e Saúde. De acordo com ele, os objetivos são “garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem” e “promover a saúde, assegurando a eficiência da atenção básica nos municípios”.
“O que temos aqui não é somente um encontro. É o coroamento daquilo que já fazemos há muito tempo. Fui promotor da Infância por 22 anos e trabalhei com a demanda da educação inclusiva por todo esse período. Entretanto, atuando em conformidade com o nosso Planejamento Estratégico Institucional, vamos buscar melhorar a educação inclusiva, que já existe, mas ainda falha”, comentou o procurador, enfatizando que a ideia é sensibilizar a população e cobrar políticas públicas.
O titular da Saúde no município colocou a pasta à disposição do MPMT para auxiliar nessa caminhada, trabalhando de forma conjunta para garantir o atendimento à população. “Como sociedade, ainda temos muito a avançar quando falamos em inclusão, em todas as áreas, embora reconheça que muita coisa já foi feita também. Precisamos entender que esse é um processo de construção. E estamos prontos para fazer o nosso melhor em benefício daqueles que necessitam de cuidados especiais”, disse Teixeira.