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Saúde / GESTÃO/SUS

11 de Novembro de 2016 18h14

Secretário de Saúde participa do último painel do 5º Fórum Municípios e Soluções

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, participou nesta sexta-feira (11) do último painel do 5º Fórum Municípios e Soluções promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. O evento reuniu mais de mil novos gestores e parlamentares recém-eleitos com o objetivo de discutir as regras de transmissão de mandatos e  os desafios da gestão da saúde.

O quarto painel do evento teve como tema a Prestação de Serviços Médicos.  Ary Soares falou sobre os desafios de gerir a Saúde em Cuiabá, capital do Estado, e referência no atendimento da população de todo o Estado, em muitas situações. Durante a sua fala expôs a situação do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), única unidade porta aberta do Estado e destacou o trabalho dos profissionais da unidade no atendimento à população, mesmo com as dificuldades que encontram.

O secretário deu conselhos aos novos gestores e disse que “a Saúde é formada por três pilares – o paciente, o médico e o tratamento -, e para aqueles gestores que querem vencer os desafios da Saúde, é preciso escutar os servidores e se cercar de profissionais competentes e conhecedores do assunto, optando por amenizar a dor do povo”.

Bastante aplaudido após sua fala, Ary Soares, por solicitação do presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Antônio Joaquim, falou sobre alguns dos pontos levantados pelo órgão no relatório que avalia a gestão da saúde no estado.

O relatório, já encaminhado a SMS de Cuiabá e respondido na quinta-feira, dia 3, traz questões como o absenteísmo dos profissionais da Saúde nas unidades básicas, a falta de profissionais de algumas especialidades, entre outras questões.

De acordo com o secretário, várias das recomendações relacionadas por meio do levantamento feito pelo Tribunal de Contas já estão sendo implementadas pela SMS, como a instalação de relógios de ponto, nomeação de concursados, adequação da capacidade instalada em relação à cobertura populacional e a carga horária dos profissionais, instalação de câmeras de vigilância e instauração de processos administrativos.

Ao final do painel, que contou com a participação da conselheira do Conselho Regional de Medicina, Iracema Queiroz; do promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Alexandre de Matos Guedes; do auditor federal de Controle Externo do TCU e coordenador do Grupo de Controle de Saúde de Mato Grosso, Alexandre Giraux Cavalcanti, o presidente do TC/MT apresentou a carta de intenções com compromissos que devem ser assumidos pelos órgãos que atuam no segmento com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados ao cidadão.

A Carta de Intenções e Boas Práticas traz as atribuições do Estado, municípios, dos dois entes em conjunto e do TCE-MT para superar os desafios.