Saúde / CELERIDADE
13 de Março de 2024 11h20
Secretário de Saúde lidera esforços para otimizar transferências de pacientes de UPAs para hospitais
Dando continuidade ao trabalho de reestruturação da saúde pública na capital, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, acompanhado pelo adjunto de Planejamento e Operações, Paulo Rós e o adjunto de Atenção Especializada e Vigiância em Saúde, Oscarlino Alves, reuniu-se com representantes de hospitais públicos de Cuiabá para discutirem sobre os fluxos de transferências de pacientes. A reunião aconteceu na última sexta-feira (08), na Secretaria Municipal de Saúde.
Estiveram presentes à reunião os gestores do Hospital Municipal de Cuiabá, Hospital São Benedito, Pronto Socorro antigo, Santa Helena, Hospital Geral, Julio Muller e Central de Regulação de Urgência e Emergência. De acordo com o secretário Deiver, o objetivo principal da reunião era achar uma solução para agilizar as transferências de pacientes que aguardam internados em UPAs por procedimentos nos hospitais. O Hospital de Câncer não mandou representante para a reunião, mas foi incluído na discussão.
“Nossa intenção é desafogar as UPAs, até mesmo porque são unidades de observação até 24h. Como temos muitos casos em que essa internação ultrapassa as 24h, precisamos criar um fluxo para diminuirmos o tempo que esses pacientes ficam aguardando na UPA, até mesmo para que ele consiga um atendimento especializado em tempo hábil e para abrirmos vagas para outros pacientes”, comentou o secretário.
Os representantes dos hospitais comentaram que a maior dificuldade para receber os pacientes é porque cada local tem um perfil de atendimento e os pacientes precisam se encaixar naquele perfil para receberem o atendimento adequado. Eles explicaram que às vezes existe leito disponível no hospital, mas o tipo de atendimento que o paciente precisa não é realizado naquela unidade. Sendo assim, ele precisa aguardar até que seja disponibilizada uma vaga em um local que faça o atendimento que ele necessita.
Ao final do encontro ficou resolvido que cada participante deveria desenhar o perfil do seu hospital, com quantidade de leitos, quais atendimentos realizam, quantos leitos são disponibilizados para o SUS, para apresentarem para a Regulação de Urgência e Emergência e para montarem em conjunto o fluxo de transferência de pacientes. Até o final desta semana, as instituições irão apresentar o fluxo para o secretário Deiver, para aprovação e oficialização do processo de trabalho.