Notícias

Saúde / PRESTAÇÃO DE CONTAS

14 de Agosto de 2015 16h09

Secretário de Saúde apresenta relatório do primeiro quadrimestre de 2015

Maria Barbant

Marcos Vergueiro

Arquivo

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, participou na manhã desta sexta-feira (14), de uma audiência pública na Câmara de Cuiabá para apresentar o Relatório da Produção de Serviços da Rede Assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá. A prestação de contas se refere à rede pública de saúde, incluindo as unidades contratadas e conveniadas, e cumpre o que determina o artigo 36, §5º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012. A audiência pública foi convocada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Ricardo Saad (PSDB).

Em quase três horas de apresentação o secretário apresentou os números da Saúde e respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores Paulo Araújo (PSD), Arilson da Silva (PT), Toninho de Souza (PSD), Dilermário Alencar (PTB) e Wilson Kero Kero (SD).

 Uma das questões levantadas pelos vereadores foi  a falta de médicos na rede pública de saúde e a fiscalização do órgão em relação ao cumprimento da carga horária dos profissionais contratados.

 “A Secretaria de Saúde tem sido rigorosa em relação ao cumprimento da carga horária dos profissionais. Nesse sentido, foi implantado o ponto eletrônico e as unidades de Saúde, por determinação do prefeito Mauro Mendes, estão passando por correição. Em relação ao aumento do quadro de profissionais, estamos trabalhando no sentido de convocar os candidatos aprovados nos Concursos Públicos, na área médica e de enfermagem, além dos agentes comunitários de saúde, a fim de suprir a demanda do atendimento na rede”, salientou Ary Soares.

 De acordo com o secretário, a questão não é tão simples, envolve os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a própria condição orçamentária e financeira do município, entre outras.

Novas unidades

 Em relação às novas unidades de saúde, o Secretário informou que a previsão é de que em setembro, sejam concluídas as obras físicas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos. Para equipar essa unidade, a prefeitura de Cuiabá já está trabalhando no sentido de garantir a compra de equipamentos.

 Ary Soares disse ainda que outras duas UPA’s do Verdão e do Coxipó serão construídas e entregues a população além das obras do novo Pronto Socorro de Cuiabá, em construção no bairro Ribeirão do Lipa.

 “Além da construção das novas unidades, entre as nossas prioridades estão o fortalecimento da rede de atenção básica e a regulação. Nesse sentido firmamos com o governo do Estado um convenio de co-gestão, que estamos construindo a quatro mãos, além disso, estamos trabalhando junto às unidades contratadas e conveniadas a fim de melhorarmos o atendimento à população”, destacou.

Agenda positiva

 Em relação as unidades contratadas e conveniadas, uma reunião realizada na última terça-feira (11), no auditório do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, com a presença do secretario de Estado de Saúde, Marco Bertulio e representantes de hospitais particulares, beneficentes e públicos de Cuiabá, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficou definida a construção uma agenda positiva a fim de melhorar o atendimento da demanda existente em Cuiabá e em todo o estado.

 Ficou acordado que os hospitais vão apresentar a situação atual das unidades e quais os encaminhamentos para melhorar o atendimento à população. "Sabemos que a saúde pública depende dos recursos oferecidos por esses hospitais, mas também sabemos que as contratualizações e pactuações feitas precisam ser cumpridas a risca", disse o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares.

 Confira aqui detalhes do Relatório  da Produção de Serviços da Rede Assistencial do SUS-Cuiabá