Saúde / PLANO DE AÇÃO
16 de Julho de 2015 16h18
Secretário de Saúde apresenta relatório de ações para Câmara de Cuiabá
Na manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, se reuniu com um grupo de vereadores para apresentar o relatório de ações tomadas pela gestão para as melhorias da saúde. A medida adotada foi para resolver algumas demandas apontadas pela Comissão de Fiscalização da Saúde da Câmara Municipal.
Na ocasião o secretário esclareceu que a equipe da saúde se dedicou exaustivamente para resolver estas questões. Dentre as principais ações da saúde pode-se destacar o retorno do atendimento 24 horas da Policlínica do Planalto.
O secretário esclareceu que as adequações necessárias já foram feitas, inclusive a contratação de profissionais e dentro de 15 dias esta unidade começa a atender incessantemente.
Na oportunidade o gestor da saúde apontou a importância deste diálogo e participação do legislativo nas ações do executivo. “Contamos com todas as esferas para que possamos realizar as melhorias necessárias para a saúde e não vamos poupar esforços para ampliar nosso atendimento”, afirmou Ary.
Além disso, o secretário explicou que para evitar problemas de comunicação com os pacientes, o sistema Sisreg vai começar a enviar uma mensagem de texto (SMS) para os números de celulares dos usuários.
A mensagem será enviada quando a Central de Regulação conseguir agendar a consulta, exame ou cirurgia do paciente.
No relatório dos vereadores também questionaram baixa presença de dentistas na Policlínica do Pascoal Ramos. Diante disso o secretário já convocou 5 aprovados no último concurso para atender a esta reivindicação.
Ary Souza Jr. reafirmou ainda o compromisso de contratar mais profissionais para evitar falhas nas escalas médicas a exemplo do que acontecia na UPA Morada do Ouro.
“Nós temos um concurso que devemos chamar até 170 médicos; temos um acordo para chamar 300 auxiliares de enfermagem e também 109 enfermeiros”, pontuou o secretário.
Elaboração do Relatório
A Comissão de Fiscalização da Saúde da Câmara de Cuiabá é composta por quatro vereadores: Toninho de Souza (presidente), Ricardo Saad, Arilson da Silva e Oséas Machado, que realizaram algumas fiscalizações em seis unidades de saúde da capital.
As visitas ocorreram nos primeiros meses deste ano nas Policlínicas do Planalto, Coxipó, Pascoal Ramos, Pedra 90 e UPA Morada do Ouro.
Após realizarem as visitas o grupo elaborou um relatório com o apontamento de algumas demandas destes locais e entregou para o secretário de saúde.
Por sua vez o gestor resolveu de imediato algumas questões, e outras medidas devem ser implantadas em alguns dias.