Saúde / PARCERIA

23 de Abril de 2024 17h51

Secretário de Saúde apresenta números da regulação municipal e Câmara Municipal destina R$29,4 milhões para cirurgias eletivas

SECOM

Vicente Aquino

Arquivo

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira e o secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós, participaram na tarde desta terça-feira (23) de uma reunião com os vereadores da capital onde o principal debate versou quanto ao encaminhamento de recursos à saúde da capital. A Câmara de Cuiabá se comprometeu a destinar R$ 29,4 milhões em emendas. Já o Município irá complementar o quantitativo chegando a R$ 40 milhões. A destinação será para a realização de cirurgias eletivas. Hoje, dados da Central de Regulação de Mato Grosso apontam 22.261 pessoas no aguardo deste tipo de procedimentos. Desse total, 7.915 são residentes na capital.

Deiver apresentou a dinâmica utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  para organização da Central de Regulação. Explicou que as informações quanto às solicitações são realizadas por meio de um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o SISREG, responsável pelo gerenciamento de todo complexo regulador, que permite a regulação do acesso à consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, bem como a regulação das internações de urgência e cirurgias eletivas.

O titular da pasta da Saúde reforçou o processo de diálogo e transparência com o Legislativo, tendo como único propósito o zelo pela população. “Essa reunião tem como objetivo discutir como a Secretaria Municipal deve proceder para que o recurso destinado pela Câmara de Vereadores possa ser utilizado de forma produtiva para a população de Cuiabá. Explicamos aos vereadores e ao presidente da Câmara, vereador Chico 2000, como funciona toda a dinâmica da regulação. Diante disso, acordamos algumas ações. Uma delas é que, dentro de 15 dias, vamos encaminhar um planejamento para essas cirurgias. Em seguida, faremos uma discussão conjunta com o presidente e os demais vereadores para dar encaminhamento a esse procedimento junto à nossa população”, assegurou.

Uma das principais dificuldades é quanto à comunicação com as pessoas que aguardam à Central de Regulação e por isso, o  secretário adjunto de Atenção Hospitalar e  Complexo Regulador Paulo Rós, reafirmou que a iniciativa da Casa de Leis é extremamente profícua. “Hoje em dia, ligamos três vezes em dias alternados. Então, você liga uma vez e não atende, liga novamente, e se não responde, tiramos da fila. A maioria das pessoas não responde mesmo após vinte ou trinta tentativas, então isso é um absurdo. O paciente é retirado da fila? Sim, é retirado. Também não é justo ficarmos chamando o paciente e ele não aparecer, então faremos uma mudança nesse processo. Vamos solicitar que as pessoas atualizem seus dados de contato, principalmente com a questão dos celulares pré-pagos. Podemos incluir um sistema de notificação via SMS. Uma mensagem simples para o celular do paciente, pedindo que procure a unidade de saúde. Isso vai ajudar no processo de agendamento das cirurgias”.

O presidente da Casa de Leis, vereador Chico 2000, elogiou a gestão da Pasta e a celeridade no recorte de informações solicitadas. “Não queremos saber os nomes das pessoas operadas, não temos interesse nisso, mas queremos controlar as cirurgias que estão sendo realizadas mensalmente com os recursos das emendas aprovadas pelos vereadores, além da contrapartida do Município. Isso é essencial para nós agora. Se o senhor mencionar, por exemplo, que Fulano ou Ciclano fez uma cirurgia no Hospital Municipal, que outro fez uma cirurgia de hérnia, ou outro fez no joelho, assim nós não sabemos quem são, e, consequentemente, não temos controle sobre isso. Não é uma questão de desconfiança, mas sim de necessidade de informação”, disse. Chico 2000 que finalizou ressaltando que a reunião foi um sucesso e que, com o apoio de todos, em um espaço de tempo muito curto, Cuiabá conseguirá zerar a fila de espera das cirurgias eletivas.