/
28 de Julho de 2011 13h45
Secretarias municipais farão projeto integrado de educação ambiental
Iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pelas secretarias municipais e pela Sanecap foram pauta de reunião realizada na tarde de quarta-feira (27-07) na Prefeitura de Cuiabá. O encontro, organizado pela equipe do projeto Valorizando Vidas, tem como objetivo desenvolver um modelo de gestão integrado entre as secretarias para implantar a coleta seletiva de lixo nas entidades.
Segundo a assessora de políticas intersetoriais do gabinete da primeira dama, Julieta Domingues, a idéia é começar pelo diagnóstico e, a partir daí, realizar o primeiro seminário de resíduos sólidos do município, em que serão discutidas propostas de políticas públicas e o programa de coleta de lixo na capital.
Na primeira etapa a primeira dama, Norma Sueli Galindo, irá conhecer os projetos das secretarias in loco, para depois elaborar o plano padrão de universalização da coleta nas entidades e expandir para a capital.
A ação integrará o projeto Valorizando Vidas que prevê inúmeras ações nas áreas de inclusão social, educação ambiental, coleta seletiva e produção limpa. O foco do projeto é promover ainda melhorias da rotina de trabalho e alternativas de qualificação para os colaboradores da Cooperativa dos Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis (Coopermar).
O professor Paulo Modesto, da Universidade Federal de Mato Grosso, explica que é necessário estudar como o lixo é produzido em cada região da capital. “Devemos aprender mais sobre o descarte dos resíduos da construção civil, da saúde e outros para propor um modelo de coleta seletiva que caiba no bolso do município”, pontua.
As secretarias e a Sanecap também apresentaram propostas de logomarcas ao projeto Valorizando Vidas. Os participantes escolheram três para serem apresentadas à primeira dama que escolherá, com sua equipe, qual delas representa melhor a essência do projeto.
Descarte essa idéia
Desenvolvido desde dezembro de 2010 pela Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap, o projeto “Desperdício -Descarte essa idéia” envolve os colaboradores para reduzir e descartar, corretamente nos pontos de coleta da empresa, os papelões e papéis de escritório. O material é reciclado pela Coopermar, que atua no espaço anexo ao aterro sanitário. Atualmente, o aterro é gerenciado pela Sanecap via convênio com o executivo municipal.
Desde a criação da iniciativa socioambiental, a coleta ocorre a cada 15 dias quando são recolhidos, em média, 25 quilos de papel branco e 15 quilos de papelão. Um balanço parcial aponta que já foram retirados dos pontos de coleta da Sanecap aproximadamente 500 quilos dos produtos. Outros projetos paralelos são desenvolvidos, como o incentivo ao uso de copos de plástico em substituição aos copos descartáveis e ainda a coleta de baterias e pilhas usadas.
Assessoria de Comunicação
TEL.: (65) 3645-9708 (65) 84633881