Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE

17 de Março de 2022 06h25

Secretaria se reúne com Águas Cuiabá e discute implantação de projeto sustentável para produção agrícola

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

Arquivo

O secretário Francisco Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira (16), com representantes da concessionária Águas Cuiabá, no Salão Nobre do Palácio Alencastro. A reunião contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento.

Durante o encontro, os representantes da Águas Cuiabá apresentaram um projeto-piloto que consiste na reutilização do lodo do esgoto como componente de substrato para a produção agrícola. A ideia de parceria com a Prefeitura de Cuiabá é implantar a utilização do material em algumas unidades demonstrativas que integram o programa Agro da Gente.

“A Prefeitura avança na sustentabilidade em parceria com a Águas Cuiabá para garantir que parte dos resíduos destinados pela população possa atender a melhoria na qualidade do solo e na produção. Por isso, estamos montando um programa em conjunto com a empresa, que será inserido a título experimental em algumas regiões de Cuiabá. Esperamos ter resultados nos próximos meses numa ação direta dessa parceria que faz parte do programa Agro da Gente, que também trabalha a sustentabilidade e a melhoria nas condições de produção do homem do campo e, consequentemente, o aumento de sua renda”, destacou o secretário.

De acordo com a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela empresa, além de ser excelente para a produção agrícola, a utilização do lodo dá uma destinação limpa a esse resíduo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Antes da destinação final, o lodo gerado a partir da biomassa microbiana, que decanta durante o processo de tratamento do esgoto bruto, passa por um processo de tratamento e higienização. Em seguida, os resíduos são conduzidos a avaliações e correções para seu uso seguro e eficiente na agricultura.

“Nós temos três estações de grande porte na Capital, entre as outras que são menores, que geram esse resíduo do tratamento do esgoto. Ele é muito rico e a nossa estratégia com o projeto é destiná-lo de forma mais sustentável visando, principalmente, benefícios à sociedade. Estamos muito empolgados com o projeto e temos certeza de que vai ser um sucesso”, pontou Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.