Notícias

Inclusão e Acessibilidade / LIMPEZA

16 de Outubro de 2017 10h27

Secretaria realiza cadastramento de grandes empresas geradoras de resíduos

ANDRESSA SALES

Marcos Vergueiro

Arquivo

Pelo menos 800 toneladas de resíduos são despejadas mensalmente no aterro sanitário da capital. Desta forma, cabe à Prefeitura de Cuiabá dar a destinação final para todo este resíduo, coletado por cerca de 300 empresas cadastradas atualmente na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A Secretaria iniciou o cadastramento e recadastramento das empresas responsáveis com o objetivo de fazer um novo levantamento da quantidade de resíduo que está sendo produzido e ainda incentivar a arrecadação do município para equilíbrio de despesas geradas pela coleta. O último cadastramento aconteceu em 2013.

“A metodologia aplicada para detectar as empresas grandes geradoras é através de análises aleatórias de resíduos existentes no dia e na hora. Vale lembrar que os fiscas da Secretaria realizam análises três vezes da produção. A partir disso, se detectado a quantidade maior de 200 litros ou mais de 50 quilos de resíduos produzido, já é considerado um grande gerador. Abaixo disso, a prefeitura realiza as coletas domiciliares, de acordo com com a legislação municipal n° 364/2014, art° 17 que institui a política municipal de gestão integrada de resíduos sólidos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Com o novo cadastramento, a Secretaria pretende aumentar controle de toda a produção e arrecadação. Atualmente as empresas pagam R$ 68,58 por cada tonelada de resíduo despejado no aterro sanitário. Os interessados podem procurar a Secretaria de Serviços Urbanos.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.