Notícias

Educação / Incentivo à leitura

28 de Outubro de 2015 11h01

Secretaria promove evento no Distrito do Aguaçu em comemoração ao Dia do Livro

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta quinta-feira (29), a partir das 9 horas, na Praça do Distrito do Aguaçu, várias atividades educativas e culturais em comemoração ao Dia Nacional do Livro. As atividades são parte do projeto “Mais Saberes”, que vai levar à comunidade do Aguaçu um ponto de leitura, que será inaugurado durante o evento.

Conforme a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, o ponto de leitura contará com aproximadamente dois mil exemplares de livros de diversos gêneros, entre eles literatura infantil e infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, revistas e outras obras de conhecimentos gerais. “A iniciativa visa o desenvolvimento de saberes, por meio da leitura em comunidades rurais”, explica a coordenadora.

O evento contará com a presença dos alunos da escola municipal rural Udeney Gonçalves de Amorim, que fica localizada no Distrito do Aguaçu. A programação inclui apresentações culturais e circenses, piquenique com leitura, feira de livro com troca e doações, exposição do acervo, varal literário, bate-papo com escritor Pedro Felix, entre outras atividades.

A rede municipal de Educação conta com sete bibliotecas comunitárias Saber com Sabor, localizadas nos bairros Centro (Praça Clóvis Cardoso), Santa Isabel, Dom Aquino, Pedra 90, Pedregal, Osmar Cabral, Cidade Verde e a biblioteca itinerante.

“Estamos proporcionando a essas comunidades o acesso à cultura, lazer e entretenimento. São ações que vão refletir no ensino-aprendizado”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

Atendimento

 Juntas, as bibliotecas possuem um acervo de 87,3 mil exemplares, entre livros, revistas e gibis, além de acesso à internet. 

A biblioteca da Clóvis Cardoso funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e nos finais de semana das 8h às 19h. O atendimento da biblioteca do Pedra 90 é de segunda a sexta-feira das 08 às 11h e das 13h às 17h, no bairro Cidade Verde é de segunda à sexta-feira das 08 às 17h. As demais unidades são de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Este ano as bibliotecas já realizaram 6.640 empréstimos de exemplares, com atendimento a 31.830 pessoas. A biblioteca com o maior número de atendimento e empréstimos foi a Clóvis Cardoso, com 9,8 mil e 4,2 mil respectivamente.