Saúde / QUALIFICAÇÃO

20 de Junho de 2024 10h44

Secretaria Municipal de Saúde realiza evento de capacitação e treinamento para melhoria do diagnóstico de ISTs

ROBERTA PENHA

SMS

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Serviços Especializados/IST, promove nesta semana um evento de capacitação e treinamento para aprimorar a organização da rede de capilaridade dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A iniciativa, que conta com a parceria da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES, começou no dia 18 de junho e termina dia 21. O objetivo é  garantir que Cuiabá atenda aos critérios estabelecidos pela Resolução CIB/MT nº 381 de 15 de dezembro de 2022, e, assim, evite a falta de estoques de testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A Resolução CIB/MT nº 381 estipula que os municípios devem alimentar o Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB) como requisito para o reabastecimento dos testes rápidos de ISTs. Diante dessa exigência, a capacitação e o treinamento são essenciais para que os profissionais das Unidades Básicas e Secundárias de Saúde possam desempenhar suas funções com excelência e responsabilidade.

O evento visa capacitar aproximadamente 192 servidores, divididos em quatro turmas de 48 participantes cada. O foco é garantir que os gerentes e enfermeiros das unidades de saúde estejam aptos a utilizar o SISLOGLAB de forma eficaz, garantindo clareza na prestação de contas ao Ministério da Saúde.

Segundo Flávio Mello Rangel, Coordenador de Serviços Especializados/IST, o interesse e a dedicação dos profissionais ao tema foram evidentes ao longo da preparação e realização do evento. "Ao longo da construção do evento, até a sua realização, percebemos o interesse dos profissionais ao tema e a sua dedicação no aprendizado para desempenhar suas funções de maneira perfeita, diante da responsabilidade imposta pela Resolução CIB/MT nº 381. Esta dedicação reflete o respeito e o compromisso que todos os envolvidos possuem junto aos munícipes de nossa cidade, resultando em um atendimento qualitativo e humanizado aos pacientes do SUS, como pede a gestão Emanuel Pinheiro. Cumpre à Coordenadoria de Serviços Especializados/IST a supervisão direta do lançamento em sistema de todos os dados ofertados pelas unidades de saúde", afirmou Rangel.