Saúde / INVESTINDO NA QUALIDADE DO SERVIDOR

20 de Junho de 2024 17h30

Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá intensifica a capacitação de servidores para expandir os serviços prestados

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) está realizando, ao longo desta semana, uma série de capacitações para os servidores que atuam na rede de atenção básica da saúde pública da nossa capital. As atividades simultâneas estão sendo coordenadas pela equipe da Gerência de Educação Permanente e Qualidade de Vida da SMS.

Uma das iniciativas consiste na formação de novos profissionais na prática do PPD, que é a prova tuberculínica. Atualmente, o município possui apenas uma unidade que oferece esse tipo de atendimento na atenção primária. Após o treinamento dos novos servidores, esse serviço será expandido para seis unidades.

Outra atividade inclui a capacitação dos servidores para a implantação e realização de testes rápidos e simples de HIV e Hepatite dentro das unidades básicas. Após esse treinamento, todas as unidades passarão a oferecer esses serviços, garantindo atendimento e comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendentes de farmácia da atenção primária também estão sendo capacitados. O objetivo é aprimorar o processo de trabalho, regulamentação e organização de estoques nas unidades, tornando mais eficiente a dispensação desses medicamentos e evitando perdas devido à data de validade.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, destaca que todas essas capacitações estão sendo realizadas de forma gradual, com turmas organizadas por escala, para não impactar os serviços prestados à população. "Um dos pedidos do prefeito Emanuel Pinheiro foi pela valorização dos servidores e, desde que assumimos o comando da SMS, trabalhamos dia e noite para oferecer formação adequada a cada servidor, garantindo a qualidade na prestação do serviço público. Além disso, esses treinamentos vão elevar o padrão da quantidade e qualidade dos atendimentos nas unidades básicas de saúde da capital", afirmou o secretário.