Notícias

Educação / FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO

07 de Março de 2020 08h05

Secretaria Municipal de Educação atualiza profissionais no Programa de Alfabetização Cuiabano

LINO PINHEIRO

Jorge Pinho

Arquivo

Em torno de 800 profissionais entre coordenadores pedagógicos e professores do primeiro, segundo e terceiro anos, passam por até 16 horas de formação para o Programa de Alfabetização Cuiabano. O ciclo integra o programa de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Essa é a primeira de um conjunto de cinco formações que estão planejadas para o ano de 2020, e que tiveram inicio na Semana Pedagógica, que abriu o ano letivo, no mês de janeiro.

Na pauta está o conceito de alfabetização e letramento.

Na formação, estão sendo discutidos inicialmente os resultados das avaliações realizadas no ano passado e em seguida os projetos e metodologias de trabalho para o conhecimento de novos profissionais e para aqueles que mudaram de turma.

Josemeire do Nascimento Ferreira, que é coordenadora do Programa de Alfabetização (ProAC) e assessora pedagógica da Diretoria de Ensino, acrescenta que neste encontro de formação, além da exploração do material “Novo Lendo, Você fica Sabendo” e “Tempo de Mais Aprender” (TEMA), professores e coordenadores pedagógicos estão recebendo orientações e preparo para realizar diagnóstico.

Na opinião da professora do terceiro e do primeiro ano, Elisabete Pereira Lima, tudo o que está sendo apresentado no encontro vai contribuir bastante, porque já no terceiro ano, a criança tem que ser leitora e escritora, e as expectativas são para melhor desenvolvimento e resultados do trabalho em sala de aula.

Edilson Pinto da Silva está radiante, ele passou no concurso e está estreando na rede pública municipal de educação. “Venho da área de segurança e da área militar e agora na educação eu sei que tenho que preparar as crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental”. Satisfeito pela nova chance Edilson elogia os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro na pasta da Educação que tem à frente o secretário Alex Vieira Passos.

O ciclo formativo teve inicio no último dia 3 e se estende até o dia 13 de março, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC).

ProAC

A gestão Emanuel Pinheiro definiu como uma de suas prioridades na Educação a alfabetização. Nesse sentido, em 2019 implantou o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental utilizando, pela primeira vez, material pedagógico específico e novas metodologias de ensino. Este ano, o programa foi ampliado para abranger o 3º Ano. 

“O ProAC tem como objetivo,  fortalecer o processo de alfabetização, assegurando à criança o direito de aprendizagem e contribuindo para a proficiência dos alunos”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado. 

O programa trabalha com o material didático da Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização, da Editora Aprender, com kits de aprendizagem para professores e alunos.

A coordenadora do ProAC, Josemeire do Nascimento Ferreira, explicou que durante a formação, gestores e professores analisam os processos de aprendizagem relacionados à escrita nos seus diferentes níveis conceituais; recebem orientações sobre como fazer intervenções pedagógicas distintas e também como o material pode atender às crianças em diferentes níveis no processo de aprendizagem da língua escrita.