Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / "Adote uma caneca"
23 de Outubro de 2015 16h28
Secretaria lança campanha para economizar copos descartáveis
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano lançou nesta sexta-feira (23) a campanha “Adote uma caneca”, com o intuito de incentivar os servidores de todas as unidades da assistência a usar copos de vidro e deixar os copos descartáveis apenas para uso do público.
A medida quer reduzir os custos da Prefeitura de Cuiabá e contribuir para a preservação do meio ambiente, visto que cada copo descartável demora entre 200 e 400 anos para sua decomposição.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, foi feita uma estimativa de quantos copos são gastos diariamente pelos servidores e, dado ao grande número, resolveu-se dar início à campanha.
“Calculando que um funcionário use três copos por dia, que é um número bem inferior ao que é e necessário, nós calculamos que ao longo de um ano são 700 copos que cada um consome. Isso apenas os servidores. Então, resolvemos incentivar para que cada um leve um copo, caneca ou garrafa de casa, para que tenhamos redução desse custo e do impacto ambiental”, pontuou.
Para garantir a adesão dos servidores na campanha, todas as unidades de assistência terão cartazes afixados mostrando os benefícios da economia. Agora, a expectativa é que a iniciativa sirva de exemplo para toda a administração pública, segundo o secretário.
“Nós estamos com essa iniciativa e dialogando com a Secretaria de Meio Ambiente para adotar outras iniciativas na direção de redução de custos e de menor impacto para o meio ambiente. Tenho certeza de que os outros secretários poderão trabalhar com a mesma lógica”, disse.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano já adotou a inciativa desde o início do ano e apoia a campanha, pois a troca dos copos descartáveis por copos reutilizáveis também é uma forma de promover a conscientização e a educação ambiental entre os servidores, conforme o secretário da pasta, Alan Porto.
"A ideia é tirarmos os copos descartáveis da nossa vida por meio de conscientização, tanto do cidadão, quanto do funcionário público. Essa campanha é a parte de educação ambiental para que, com isso, possamos garantir um trabalho no médio e longo prazos para as futuras gerações”, afirmou.
Já no que se refere ao município de Cuiabá, a perspectiva é de que haja uma redução no número de descartáveis no aterro sanitário. “Cada copo desse demora centenas de anos para sua decomposição e a quantidade de plástico que temos hoje no aterro sanitário é muito grande, porque não há o interesse da cooperativa em reciclar esse material, visto que o valor agregado dele em quilos é muito pequeno. Sendo assim, essa iniciativa, por menor que possa parecer, trará grandes reflexos no futuro”, concluiu.