Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Patrulhas mecanizadas

11 de Janeiro de 2016 15h57

Secretaria esclarece atraso na entrega de equipamentos para comunidades rurais

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá informa que houve um atraso na entrega dos maquinários para as comunidades rurais da Região Sul, em decorrência de trâmites burocráticos junto à Caixa Econômica Federal. A previsão era que as patrulhas fossem entregues em setembro de 2015.

Nesta segunda-feira (11), o secretário Domingos Sávio recebeu o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Organizados de Leonor, Francisco Ferreira, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do "Cinturão Verde Pedra 90", Claudomiro Gonzaga, e a presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Jerônimo, Rosineide dos Santos, para assegurar lisura no processo e o encaminhamento de um novo contrato de supressão à Caixa Econômica Federal com todas as adequações exigidas. O documento deve ser entregue já nos próximos dias.

“Os equipamentos só poderão ser entregues após vistoria e liberação por parte da Caixa”, explicou o secretário.

As três patrulhas foram adquiridas através de uma emenda do ex-senador Jaime Campos, com contrapartida da administração municipal. O investimento é de R$ 460 mil.

“Nosso trabalho está sendo prejudicado e viemos pedir a ajuda da prefeitura para acelerar o processo, pois mesmo com o recesso escolar, temos outros fornecedores nos cobrando”, disse o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do "Cinturão Verde Pedra 90", disse Claudomiro.

Os maquinários possuem funções diferentes e são equipados com grade aradora, sulcador, vicon, roçadeira, carreta agrícola de 4 toneladas e enxada rotativa com encanteirador. As máquinas serão utilizadas em rodízio e beneficiarão mais de mil famílias no Cinturão Verde.

O funcionamento das patrulhas será monitorado pela prefeitura e os condutores do trator passarão por uma capacitação. Os produtos são comercializados de casa em casa, feiras livres e entregues para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e escolas da rede Municipal e Estadual de ensino.