Notícias

Saúde / Regulação

10 de Fevereiro de 2015 16h09

Secretaria e sindicato atuarão juntos para diminuir tempo de espera em consultas e exames

ADEMAR ANDREOLA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, esteve na manhã desta terça-feira (10) visitando a Central de Regulação do SUS acompanhado pela presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Eliana Maria Siqueira de Carvalho.

A visita serviu para mostrar à dirigente sindical como são adotados os procedimentos para a marcação de consultas e exames desde baixa até alta complexidade e faz parte do acordo firmado com o Sindimed para que a instituição conheça de perto o funcionamento e a realidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Ary Soares Junior anunciou que pretende despachar regularmente na Central de Regulação para detectar eventuais problemas e diminuir o tempo de espera para exames e consultas. “Vamos buscar alternativas para priorizar os atendimentos de forma que a população que necessita dos serviços da saúde não fique aguardando muito tempo”, ressaltou o secretário.

A secretária-adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria, Iracema Maria de Queiroz, que acompanhou a visita, explicou que mensalmente são feitos cerca de 19 mil encaminhamentos para consultas e exames.

Ela reconheceu que há casos em que uma consulta ou exame mais complexo, ou pela quantidade de pessoas, pode haver uma espera de até 12 meses, porém para os mais procurados, como mamografia e ultrassonografia, o atendimento leva entre 07 e 10 dias. “O importante não é o tamanho da fila de espera, mas a agilidade com que ela é atendida”, disse Iracema Queiroz. De acordo com ela, já estão ocorrendo avanços e o tempo de espera vem caindo sensivelmente.

A presidente do Sindimed, Eliana Maria Siqueira de Carvalho, sugeriu que seja feito um levantamento das áreas onde há mais procura por consultas e exames para promover um mutirão para diminuir a fila de espera. “Acredito que a categoria vai contribuir com a secretaria num esforço para melhorar o atendimento à população”, disse a presidente.