Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /
16 de Fevereiro de 2011 08h00
Secretaria disponibiliza endereços de pontos de coleta de material reciclável
A grande preocupação da humanidade nos últimos anos tem sido preservar o meio ambiente através de mecanismos e idéias que buscam agregar desenvolvimento com responsabilidade ambiental. A reciclagem é o caminho para reduzir o impacto provocado pelo alto acúmulo de lixo. Dentro da visão de dar destinação correta a cada tipo de material, a Prefeitura criou o programa socioambiental de coleta seletiva compartilhada, que visa a geração de trabalho e renda e a redução dos impactos ambientais, através da reciclagem de materiais.Este serviço é realizado pelos trabalhadores das cooperativas de reciclagem que são parceiros da administração municipal.
Conforme a Técnica da Smades, Glória Barini Néspoli, o processo de coleta é feito de maneira compartilhada pelos recicladores que realizam um trabalho de porta em porta, junto as Cooperativas que recebem cada tipo de material. O Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos Sólidos SMADES/SEMINFE e SMTU disponibiliza no site da Secretaria de Meio Ambiente (www.cuiaba.mt.gov.br / meio ambiente e Desenvolvimento Urbano- Resíduos Sólidos) pontos de entrega voluntária para o descarte de materiais que não devem ser jogados no lixo comum, como lâmpadas florescentes, lixo eletrônico, pneus, material reciclável e óleo de cozinha.
O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, ressaltou o caráter social dessa parceria. “Esse material que as cooperativas recebem não é lixo, é dinheiro e geração de renda. Várias pessoas se mantêm com o trabalho que realizam na Cooperativa de reciclagem. Espero que esta parceria possa ser ampliada em breve”, disse o secretário.
Além de gerar renda aos cooperados, a cooperativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e diminuir o acúmulo de resíduos sólidos