Notícias

Educação /

09 de Setembro de 2015 16h30

Secretaria discute com escolas privadas cumprimento de metas dos Planos de Educação

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria e o Conselho Municipal de Educação se reuniram nesta quarta-feira (9) com representantes das escolas privadas de Cuiabá, que atendem a educação infantil, para discutir sobre o censo escolar e os processos de credenciamento e autorização para funcionamento dessas unidades. 

Conforme a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a principal finalidade da reunião é esclarecer e orientar as escolas sobre a importância do cadastramento dos alunos no censo escolar, uma vez que esses dados indicam o número de crianças matriculas na educação infantil em Cuiabá. 

Cuiabá tem que cumprir, até o final de 2016, uma das metas dos Planos Nacional e Municipal de Educação, que é atender 100% das crianças com idade entre 4 e 5 anos. “O município precisa saber qual é a real situação desse atendimento para intensificar as ações voltadas para esse setor, a fim de cumprir as metas do plano”, ressaltou Marioneide Kliemaschewsk.

Segundo a secretária, o sistema municipal de educação de Cuiabá (rede pública, privada e filantrópicas) já atende 81% das crianças de 4 e 5 anos. Para completar esse atendimento, o município vem investindo em várias ações, como a construção de 29 novos centros municipais de educação infantil. “Seis já foram entregues e cada uma dessas unidades tem capacidade para atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade, 140 dessas vagas são para crianças de 4 e 5 anos”.

Para fortalecer as ações voltadas à educação infantil e conseguir atender as metas do Plano, o Conselho Municipal de Educação também tem intensificado seus trabalhos. Um exemplo disso, conforme a presidente do conselho, Regina Lúcia Borges, é o projeto “Em Cuiabá: Criança fora da escola não pode”. 

“Para que essa meta seja cumprida e nenhuma criança fique fora da escola é preciso que haja a parceria com as escolas privadas e também com as filantrópicas. Por isso, queremos manter uma relação aberta e próxima com essas unidades para garantir uma educação de qualidade para toda Cuiabá”, disse a presidente.

Regina Lúcia falou também sobre a importância das escolas estarem regulamentadas e funcionando de acordo com a lei. “No conselho municipal temos uma equipe de técnicos que estão à disposição para atender e esclarecer todas as dúvidas das escolas”, acrescentou.

Censo Escolar

 É um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional e realizado todos os anos. Ele é coordenador pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O censo escolar coleta dados sobre estabelecimento de ensino, turmas, alunos, profissionais, movimento e rendimento escolar.