Turismo /
06 de Outubro de 2011 15h18
Secretaria de Turismo de Cuiabá participa de Câmara Temática sobre a Copa de 2014
A secretária de Turismo de Cuiabá,Tânia Barteli, e a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo,Teté Bezerra, participaram, no último dia 14 de setembro, em Brasília, da retomada dos trabalhos da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico (CTNDT).
O grupo executivo da Copa do Mundo “FIFA” de Futebol no Brasil voltou às atividades após nove meses, para elaboração do planejamento estratégico para o evento e avaliação das oportunidades abertas pelo Mundial, com base no desenvolvimento esportivo no País.
A Câmara conta com representantes dos governos federal, estadual e municipal, cidades-sedes, além de representantes da iniciativa privada e integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT).
De acordo com Tânia Barteli , é fato que a Copa tem data marcada e assim, faz-se necessário essa união de forças de todos os entes, já que o evento não se trata apenas do turismo. “É importante nos prepararmos para ganhar a Copa dentro e fora do campo. Temos que mostrar que Cuiabá, Mato Grosso e o Brasil, são locais bons para investimentos, possuem produtos turísticos de qualidade, que podem resultar em excelentes negócios”, frisa Tânia Bardelli.
A Câmara Temática tem como responsabilidade definir a matriz de responsabilidades do turismo para a Copa do Mundo de 2014, como orçamento e cronograma para a realização de obras de infraestrutura turística e outras ações nas 12 cidades-sede.
De acordo com a secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, o planejamento das ações para o mundial será realizado com base nas demandas apresentadas pelas cidades-sede. Na área de infraestrutura, por exemplo, serão contempladas intervenções para melhorar as condições de acessibilidade, implantação de sinalização turística e de centros de atendimento ao turista.
O Ministério do Turismo estabeleceu quatro eixos estratégicos para sua atuação nos preparativos para a Copa: qualificação, infraestrutura, hotelaria e promoção de destinos.
Todas as propostas de intervenções apresentadas pelas cidades-sede serão avaliadas pela Câmara Temática e validadas pelo Comitê Gestor da Copa (CGCopa). A expectativa é de que até o final de outubro haja a definição dos projetos a serem atendidos para a elaboração da proposta de orçamento.
A Secretária Municipal de Cuiabá apresentou à Câmara Temática a relação contendo 17 atrativos turísticos a serem priorizadas obras pelo município. Os locais serão tombados pelos governos federal, estadual e municipal. O pré-diagnóstico será analisado juntamente com os orçamentos, pela Câmara Temática até o dia 19 deste mês. O resultado será apresentado durante o 39º Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que ocorre entre os dias 18 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro.
Atrativos turísticos priorizados por Cuiabá:
Sesc Arsenal;
Casa do Artesão;
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha;
Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc);
Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho;
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito;
Praça Ipiranga;
Praça da República;
Morro da Luz;
Palácio da Instrução;
Centro de Atendimento ao Turista “Ezequiel José Roberto (CAT);
Aquário Municipal;
Museu do Rio;
Parque Mãe Bonifácia;
Marco Geodésico da América do Sul;
Comunidade São Gonçalo/Beira Rio;
Distrito do Coxipó do Ouro;
Outros dois pontos, as Praças Popular e Santos Dumont, estão em processo de inserção nessa lista.