Saúde / NEGOCIAÇÃO
31 de Março de 2017 18h22
Secretaria de Saúde se reúne com enfermeiros e representantes do Sindicato
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo se reuniu nesta sexta-feira (31) com profissionais da enfermagem e representantes do Sindicado da categoria para mais uma rodada de negociações em relação às reivindicações da categoria.
A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e foi acompanhada pelos secretários de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, de Governo, Carlos Roberto da Costa, pelo adjunto de Comunicação, José Roberto Amador e os vereadores Abílio Junior, Dr. Xavier, Gilberto Figueiredo, Macrean Santos e Paulo Araújo.
As discussões se concentraram no repasse do incentivo aos profissionais de enfermagem das Equipes de Saúde da Família para que o município possa implementar novas equipes e melhorar a qualidade da assistência prestada ao usuário do SUS.
A ideia da gestão, em relação a alguns benefícios como o premio saúde, é de que sejam pagos com base na produtividade e que os critérios para medir essa produtividade sejam construídos em conjunto com os profissionais.
Aos profissionais a secretária Elizeth Araújo reafirmou que a situação atual precisa de mudanças e que a gestão não se conforma, e está trabalhando no sentido de promover tanto as melhorias fisicas que as unidades necessitam, mas também a valorização dos profissionais, dentro da proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de humanização do serviço público e inclusão.
Ela lembrou que varias ações estão sendo realizadas no sentido de reverter a situação que a atual gestão encontrou em relação à saúde, buscando inclusive junto ao Ministério da Saúde, garantir recursos que seriam perdidos, em razão de obras paradas e que a proposta da atual gestão é de promover a isonomia, entre as categorias.
“Herdamos uma estrutura precária, com péssimas condições de trabalho, e dinheiro em caixa. Uma coisa é não ter dinheiro para fazer e outra é ter o recurso em caixa desde 2013/2014 e termos que ficar peregrinando no Ministérios da Saúde para não perdermos, porque esse dinheiro não foi aplicado no momento certo”, salientou a secretária.
Elizeth Araújo enumerou uma serie de outras ações que estão sendo realizadas pela gestão como o planejamento para aquisição de equipamentos, viabilizar a conectividade de algumas unidades de saúde que ainda não tem o sinal de internet e a capacitação dos servidores para utilização do e-SUS.
“Nossa proposta é sermos equânimes e ligarmos o pagamento do premio saúde ao alcance de metas, dividindo as responsabilidades da gestão como os servidores. Queremos fazer com os profissionais médicos um acordo de resultados, com foco na melhoria do atendimento aos usuários”, destacou a secretária lembrando as ações como pré natal, programas de Saúde dos Idosos, e outros que precisam ser fortalecidos para melhorar os indicadores dessas ações.
Durante a reunião, profissionais e parlamentares reafirmaram a necessidade de priorizar os investimentos em estrutura, equipamentos e insumos para a Atenção Básica.
Uma nova reunião com uma comissão dos profissionais, Sindicato da Enfermagem e os secretários de Fazenda, Governo e Saúde, ficou marcada para a próxima semana.