Notícias

Saúde / Capacitação

03 de Dezembro de 2015 14h47

Secretaria de Saúde realiza curso Introdutório em Saúde da Família

MARIA BARBANT

Três equipes das unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s) do Novo Colorado, Pedra 90 III e Três Barras estão participando esta semana, do Curso Introdutório em Saúde da Família. Ao todo 64 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários  (ACS’s), serviços gerais, vigilantes, porteiros e recepcionistas estão participando da qualificação, que está sendo realizada na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, disse que a ação  atende a uma das prioridades já estabelecidas para 2016, que é o fortalecimento da Atenção Primária e que a proposta é estender o processo de qualificação permanente a todos os profissionais da saúde, principalmente para aqueles que atuam na rede básica, que compreende os Centros de Saúde e as unidades de PSFs.

“O Introdutório em Saúde da Família é uma das etapas desse processo. Por meio do Introdutório os profissionais que atuam na Saúde podem refletir sobre a atuação nas equipes de saúde da família, frente ao que está definido no arcabouço legal brasileiro, no Sistema Único de Saúde e na política de Saúde, introduzindo esses profissionais num novo modelo de gestão, que tem como foco a vigilância em saúde”, explicou Ary Soares.

O curso segue os parâmetros e prioridades definidos nos planos e políticas de governo, para a saúde e a educação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde, preparando  esses profissionais para um novo modelo de gestão, mais próximo às comunidades, a Estratégia Saúde da Família.

O Curso

O Introdutório foi divido em eixos temáticos. O primeiro trata das políticas públicas de Saúde no Brasil e o Modelo de Atenção Primária. O eixo II é voltado para o profissional da Estratégia Saúde da Família como fonte de recurso para a população considerando o processo saúde, doença e cuidado. O   terceiro eixo abrange a relação equipe, indivíduo, família e a comunidade como eixo central do cuidado por parte das equipes dos PSFs. E no quarto eixo, o tema abordado é a saúde da família baseada na comunidade.

O curso tem um total de 40 horas e termina na sexta-feira (04). Entre os objetivos está possibilitar ao profissional o desenvolvimento de práticas educativas, preventivas e assistenciais, que contribuam para a melhoria do perfil da saúde da comunidade e a consolidação da Estratégia Saúde da Família em Cuiabá.