Saúde / VACINAÇÃO/H1N1
05 de Abril de 2017 11h51
Secretaria de Saúde realiza capacitação para Campanha Nacional contra Influenza
Mais de 100 profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde, vão participar nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de abril), na Casa dos Conselhos, de uma atualização visando a realização da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Campanha acontecerá no período de 17 a 26 de maio, e o dia “D”, de mobilização nacional, será no dia 13 de maio.
A meta definida pelo Ministério da Saúde é de que sejam vacinados, pelo menos, 90% da população dos grupos considerados prioritários, que são os trabalhadores da saúde, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade e professores da rede pública e privada.
Também fazem parte dos grupos considerados prioritários para vacinação contra a Influenza os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade.
“Todas essas informações e outras em relação à Campanha Nacional serão repassadas aos profissionais da rede pública de saúde de Cuiabá durante a orientação técnica, atendendo as nossas necessidades de organização da distribuição das vacinas, e a operacionalização da Campanha”, explicou a Responsável Técnica (RT) do Programa de Imunização da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Michelle Jesus do Nascimento.
No ano passado Cuiabá atingiu 97,94% de cobertura vacinal contra o vírus H1N1, segundo dados da Assessoria de Planejamento e da Gerência de Imunização da Coordenadoria de Vigilância as Doenças e Agravos (Covida), da Vigilância em Saúde.
Saiba mais
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito indivíduos que apresentem fatores ou condições de risco.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que após contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infecciosos direto a boca, olhos e nariz.
A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clinica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B.
SERVIÇO
Orientação Técnica para 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Dias: 06 e 07 de abril
Horário: das 08:00 às 11:00 horas
Local: Casa dos Conselhos
Av. Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino