Notícias

Saúde / Prevenção

08 de Setembro de 2015 08h00

Secretaria de Saúde realiza ação preventiva contra a hanseníase e verminose nas escolas da capital

MARIA BARBANT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza de 9 de setembro a 30 de outubro, nas 156 escolas da rede pública de ensino (municipais e estaduais) localizadas na capital,  uma  campanha de prevenção contra a hanseníase e as verminoses.  O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças, o que vai auxiliar no diagnóstico precoce e, tratamento imediato. Durante a campanha serão distribuídos material informativo e realizados exames.

Segundo o técnico do programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Cícero Fraga de Melo, em Cuiabá, a meta é atingir cerca de 70 mil alunos na faixa etária dos 05 aos 14 anos.

A campanha de combate à hanseníase e verminoses é uma parceria do governo federal com os estados e municípios, que executarão as ações incluindo o tratamento coletivo das geo-helmintíases por meio da administração de um comprimido antiparasitário (albendazol 400 mg), e busca ativa de casos de hanseníase com distribuição de uma ficha de auto-imagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário.

Em relação às verminoses, os casos positivos receberão tratamento (5 dias). Segundo o técnico, nessa faixa etária as crianças tem maior risco de serem infectadas por parasitas  como o Ascaris lumbricóides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote).

“Em relação à hanseníase, os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário”, explicou Cícero Melo.

Este é o terceiro ano que a campanha é realizada em todo o Brasil.  Em 2014, em Mato Grosso, em razão da campanha, foram diagnosticados 80 casos de hanseníase nessa faixa etária, todos encaminhados para tratamento.

“A estratégia é simples, uma vez diagnosticado um caso de hanseníase é feito o exame na família, já que uma criança nessa faixa etária não deveria apresentar a doença que possui tempo de incubação d e 2 a 7 anos”, explicou Cícero Melo.

 Hanseníase

 A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos podendo afetar também a fase, os braços, pernas, mãos e pés. Se não for tratada pode causar incapacidades ou deformidades. A doença é transmitida pela respiração. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde do SUS – Sistema Único de Saúde.

 Verminoses

 As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas e podem causar sérios problemas de saúde como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarréias freqüentes. Além disso, as crianças poder ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

As verminoses podem ser prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro para fazer as necessidades, beber água filtrada e fervida e lavar bem os alimentos antes de consumí-los.