Notícias

Saúde / Cidadania promovida

14 de Janeiro de 2016 09h05

Secretaria de Saúde participará do Projeto Ribeirinho Cidadão

MARIA BARBANT

Gabriela Galvão

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá será uma das parceiras do projeto “Ribeirinho Cidadão”,  realizado pelo Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e uma série de órgãos e instituições visando a inclusão social.  Os coordenadores do projeto estiveram reunidos com a secretária de Saúde em exercício, Iracema Maria Cardoso de Queiroz e o secretário-adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah.

A parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá vai envolver o apoio às ações e a viabilização de medicamentos da atenção básica para serem utilizados ao longo da expedição.

Este ano o projeto completa sua nona edição. No período de 12 a 29 de fevereiro, em percursos fluviais e terrestres serão oferecidos vários serviços. Na área jurídica, por exemplo, o encaminhamento para  divórcio, casamento, reconhecimento de paternidade, pagamento de pensão, entre outros.Na área social, os moradores das comunidades poderão solicitar a emissão de documentos pessoais, carteira de trabalho, cadastro para programas do governo federal, confecção de carteira de pescador, além de consultas médicas, odontológicas e oftalmológicas.

Segundo os coordenadores do projeto, o defensor público Air Praeiro e o juiz de direito José Antônio Bezerra Filho, as equipes são compostas por juízes, defensores, promotores, médicos, dentistas, enfermeiros entre outros, todos voluntários, totalizando 65 profissionais na etapa fluvial e 55 na etapa terrestre. Os voluntários irão percorrer  a  região pantaneira entre os dias 12 e 22 de fevereiro, a fluvial, e 23 a 29, a parte terrestre, visitando as comunidades localizadas  às margens do Rio Cuiabá, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé.

Durante a reunião, o defensor público Air Praeiro disse que a região atendida pelo projeto “Ribeirinho Cidadão” é muito carente, daí a importância de levar os serviços até os moradores. O Defensor fez questão de registrar a satisfação com o sentimento de solidariedade e a visão social dos representantes da Secretaria de Saúde de Cuiabá. “Essa parceria é de fundamental importância para realização do Ribeirinho Cidadão, contribuindo para que alcancemos o objetivo do projeto, que é levar assistência médica, jurídica e social de forma integral e gratuita à população, restabelecendo a cidadania”.

Conforme o Juiz de Direito José Antônio Bezerra Filho, sem a ação integrada de todos os parceiros, dificilmente esses serviços chegariam à população. “A saúde é uma grande demanda e saber que vamos fazer a diferença, mesmo que temporariamente, nos traz uma satisfação inestimável”.

A secretária em exercício da Saúde de Cuiabá,  Iracema Queiroz, disse que o município está aberto às parcerias e destacou o cunho social do projeto. “Com certeza seremos parceiros deste trabalho que está muito bem estruturado e leva o poder público até pessoas isoladas. Ajudar a aliviar o sofrimento de alguém, dentro da legalidade e de nossa disponibilidade, nos deixa muito felizes e este projeto tem surtido muito efeito”.

Também participaram da reunião, o Defensor Público Munir Arfox e a gerente de Projetos e Convênios da Defensoria, Teruko Guimarães.

Ribeirinho Cidadão

Idealizado pela Defensoria Pública e executado junto com o Tribunal de Justiça e parceiros, o Ribeirinho Cidadão IX será realizado de 12 a 29 de fevereiro, quando a equipe que integra o projeto prestará assistência jurídica e social à população que reside às margens dos rios da região de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé.   https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 (Com Assessoria/Defensoria Pública)