Saúde / Atender melhor
09 de Setembro de 2015 15h07
Secretaria de Saúde investe na capacitação dos profissionais da saúde bucal
A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza nos meses de setembro, outubro e novembro capacitação sobre o “Envelhecimento e Saúde Bucal da Pessoa Idosa”. O objetivo é formar recursos humanos com alta competência técnica para atuarem na rede de atenção à saúde do idoso, em todos os níveis: promoção, prevenção, assistência e reabilitação. A capacitação será realizada em três módulos, para um público-alvo formado por 240 cirurgiões-dentistas das Secretarias de Saúde do município e do estado e também todas as equipes de saúde bucal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).
O primeiro módulo será realizados nos dias 17 e 18 deste mês, no auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
Os demais módulos acontecem nos dias 15 e16 de outubro (2º módulo) e 26 e 27 de novembro (3º módulo). A capacitação receberá certificação.
“A proposta desse curso surgiu da necessidade de habilitar o profissional cirurgião-dentista e as equipes de saúde bucal, no atendimento total do paciente geriátrico, sob a ótica multi e interdisciplinar, com foco na atenção em saúde bucal, considerando sua importância para a saúde geral, pois permite que se alimentem melhor, e para a auto-estima e o bem-estar do idoso”, explicou Diurianne França, responsável pelo programa de Saúde Bucal, da SMS.
Segundo a cirurgiã-dentista a saúde bucal é parte integrante da saúde geral e do bem-estar do indivíduo, e a cada dia, diversos estudos mostram a relação dos dentes (presentes/doentes ou ausentes/condição de limpeza da cavidade bucal) com a demência, problemas cardíacos, problemas pulmonares, controle secundário da diabetes e hipertensão, no ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), em casas de repouso, em pacientes transplantados, no tratamento prévio antes de cirurgias cardíacas e radioterapia de cabeça e pescoço, na melhora das condições dietéticas em pacientes anêmico /debilitados, na reinserção social.
“Além disso, com os dentes em melhor aspecto, o idoso pode voltar ao mercado de trabalho, fundamental nestes tempos de crise, e também estabelecer uma condição de saúde e qualidade de vida. Por isso, é necessário conhecer o paciente geriátrico como um todo e não somente sua boca”, destacou Diurianne França.
Nos três módulos da capacitação serão repassados aos participantes noções de fisiopatologia, das condições crônicas que acometem esses pacientes e da farmacologia das drogas utilizadas são úteis ao profissional do futuro, uma vez que o número de idosos vem crescendo em todo o mundo, acarretando um aumento na demanda odontológica dessa parcela da população.A capacitação é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE) e a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP).