Saúde /
21 de Maio de 2012 10h30
Secretaria de Saúde de Cuiabá marca presença no Dia Nacional de Ação Voluntária da Fundação Bradesco
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio de equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde, participou do DNAV - Dia Nacional de Ação Voluntária, realizado no último sábado (10), na Fundação Bradesco. A atividade foi realizada no Jardim Vitória. Em 2012, a ação se compôs de estande, com exposição e orientações sobre o ciclo evolutivo do mosquito da dengue e animais sinantrópicos (aranhas, escorpião, lacraias etc.), explicou Simone Costa, responsável técnica pelo Setor de Educação em Saúde, da Diretoria de Vigilância em Saúde
O DNAV é realizado simultaneamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco por todo o país. Dia Nacional de Ação Voluntária, que chegou à 10ª edição estimula os voluntários a dedicarem seu tempo e talento para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, doando assim mais do que os produtos arrecadados.
No último sábado, alunos e professores da Fundação Bradesco, além de colaboradores e familiares da organização, realizaram atividades sociais diversas, além de prestar apoio à comunidade por meio de doações e atividades em benefício de uma instituição social. "As dezenas de ações realizadas favorecem diretamente pessoas carentes que não têm acesso a uma série de serviços básicos em seu dia a dia", explica Simone Costa.
Nos anos anteriores, as consultas médicas estiveram entre as atividades mais procuradas em todo o Brasil. Clínica geral, pediatria, ginecologia, cardiologia e oftalmologia foram as especialidades que tiveram intensa procura pela população durante todo o dia. Medição de pressão arterial, exame de diabetes, a prática de esportes, shows e entretenimento para a criançada foram muito procurados, assim como a emissão gratuita de documentos, como RG, CPF e Carteira Profissional.
Em 2011, os números foram expressivos: 833.949 atendimentos; 35.329 voluntários; 165 pontos de atendimentos; 312 instituições sociais beneficiadas; 470.255 produtos doados; 224.592 atendimentos em ações esportivas e de lazer; 182.807 atendimentos em ações na área de saúde; 107.072 atendimentos em ações em defesa de meio ambiente e animais; 78.606 atendimentos em atividades de cultura; 66.521 atendimentos em ações de educação e pesquisa; 60.423 atendimentos e m ações de cidadania e defesa dos direitos civis; 57.199 atendimentos em atividades de assistência social; 42.756 atendimentos em atividades de oportunidades de emprego e renda.