Notícias

Mobilidade Urbana / Abrindo Caminhos

15 de Julho de 2015 09h52

Secretaria de Mobilidade faz adequações viárias na região do Circulo Militar

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

O motorista que trafegar pela Avenida Miguel Sutil, na região do Círculo Militar, deve ficar atento às adequações viárias que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) adotou nas áreas próximas à rotatória. Estas medidas estão incluídas no caderno de projetos, denominado Abrindo Caminhos, que começaram a ser implantadas pela Semob com o Sistema Viário Binário, que desde o dia 22 de junho transformou em mão única trechos das Avenidas São Sebastião e Ipiranga.

Alguns conflitos no trânsito estavam sendo causados em função de obras da Copa do Mundo não concluídas pela Secopa, e que foram corrigidas pelas adequações que incluíram sinalização horizontal e vertical. Inicialmente, a Semob retirou os blocos de concreto (gelo baiano) que fechavam a alça de retorno para quem queria acessar a Senador Metelo pela Miguel Sutil.

“Nesse ponto tinha mais uma obra inacabada da Copa, que gerava transtornos, bem como acidentes. Fizemos as correções com a devida sinalização e estas mudanças melhoram, inclusive, o aspecto urbanístico”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França. Também foram colocados tachões para fazer o estreitamente da pista (passa um carro por vez), diminuindo a velocidade dos veículos no acesso à Avenida das Flores.

Com as adequações, o motorista que vier pela Avenida Senador Metelo e quiser acessar a Avenida Miguel Sutil deve fazer a conversão à esquerda na Rua das Estações e depois deve entrar à direita pela Rua Tenente Nestelau Devulsky. Quem vem pela Miguel Sutil e quiser acessar a Senador Metelo entra na rotatória, desce a Avenida das Flores (via do Hospital Jardim Cuiabá), segue pela Rua dos Lírios - primeira à direita abaixo da rotatória - e vira a primeira à direita, a Rua dos Crisântemos, que dá acesso a Senador Metelo. É só seguir as placas de sinalização.

Já o motorista que trafegar pela Miguel Sutil, sentido Cuiabá-Várzea Grande, ao chegar à rotatória não pode entrar mais pela Senador Metelo (trecho onde está localizado o Supermercado Compre Mais). É que a última quadra da Senador Metelo (antes da rotatória), tornou-se sentido único (sentido rotatória). Ao chegar nesse ponto, o motorista deve seguir pela direita, na Avenida das Flores, e se quiser voltar para a Miguel Sutil deve fazer o retorno pela Rua dos Lírios. Essa medida, ao se proibir a conversão à esquerda (tachões foram colocados na alça) na rotatória para entrar na Miguel Sutil, evita a confusão que ocorria naquele trecho.

Sinalização em outros pontos

De acordo como secretário Thiago França, os trabalhos de sinalização previstos pelo programa Abrindo Caminhos prosseguem em ritmo intenso em várias outras áreas. Na região do Praeiro, por exemplo, os principais pontos de cruzamento já receberam a sinalização horizontal e vertical.

Também foram revitalizadas as faixas de pedestre em pontos como em frente ao pronto-socorro e ao Fórum e está sendo feito um trabalho de revitalização da sinalização nas avenidas XV de Novembro, General Valle e Coronel Escolástico. Ainda esta semana a Semob vai fazer a sinalização horizontal e vertical nas principais vias do Bairro 1º de Março. E na próxima semana estão previstas melhorias no trânsito na Avenida 8 de Abril. 

Binário

Depois de ter implantado no mês passado o Sistema Viário Binário, mudando para mão única trechos das avenidas São Sebastião e Ipiranga, a Semob deve adotar até o final do mês o binário no Bairro Araés, nas ruas Manoel Leopoldino e Ministro João Alberto. Outro ponto previsto é nas ruas Presidente Campos Sales e Quilombo, no Bairro Santa Helena. Até o final do ano, pelo menos em mais cinco regiões serão implantados o Sistema Viário Binário, criado para desafogar o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos.           

“Estamos seguindo criteriosamente o cronograma e isso tem contribuído para a mobilidade de Cuiabá, para melhorar a fluidez do tráfego. Todos os projetos que temos concebido sempre levam em consideração a questão da segurança viária. Reiteramos novamente o pedido para que os condutores prestem atenção às novas sinalizações, e entendam a importância de se respeitar as leis de trânsito”, frisou o secretário.