Notícias

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / SEMANA DO MEIO AMBIENTE

14 de Junho de 2024 16h40

Secretaria de Meio Ambiente doa 40 mudas para o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável doou 40 mudas (cada uma com cerca de dois metros de altura) ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro. Entre elas, 10 são ipês de cores variadas e as demais são espécies frutíferas e nativas da região. Algumas mudas servirão para replantio em áreas onde as anteriores não sobreviveram, mas a maioria ocupará novos espaços projetados para uma praça dentro do quartel, proporcionando maior conforto aos visitantes, especialmente aos alunos da rede escolar que frequentemente visitam o local. As mudas foram cedidas por uma engenheira e servidora pública aposentada, em contribuição ao meio ambiente.

“Essa região central da nossa querida Cuiabá tem muitos prédios e quase não tem áreas verdes. O quartel está no meio, é uma ilha, e ao arborizar aqui, o entorno também será beneficiado com a umidade e um clima mais fresco”, observou a gerente da Unidade de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Zilda Helena da Silva.

Outro fator importante, além do espaço para abrigar as futuras árvores, é a disponibilidade de pessoas para cuidar delas. “É difícil encontrar um espaço como este para plantar, e aqui no 44º tem quem cuide e zele pelas plantas”, frisou Zilda.

Para compensar o período de escassez das chuvas, as plantas serão irrigadas manualmente duas vezes ao dia, no início da manhã e no final do dia.

Segundo o primeiro tenente José Rubens Ribeiro (Ten. Zotondo) e oficial de gestão ambiental do 44º Batalhão, sempre é escalada uma equipe para as atividades de gestão ambiental, com o objetivo de promover a educação e a cultura de sustentabilidade, plantio e demais assuntos relativos ao meio ambiente. Além disso, eles próprios fiscalizam as atividades que executam dentro do quartel. "Verificamos a emissão de poluentes das viaturas, a destinação correta do lixo e como estão sendo desenvolvidas as tratativas de saneamento, se estão de acordo com a legislação. O Exército, de um modo geral, nos últimos anos, está aumentando sua preocupação com o meio ambiente. Todos os quartéis no Brasil têm uma equipe de gestão ambiental focada nessas atribuições”, pontuou o primeiro tenente Zotondo.

“Hoje estamos neste projeto, recebendo cerca de 40 mudas em comemoração à Semana do Meio Ambiente que foi na semana passada, fazendo o replantio dos nossos canteiros e deixando o local o mais arborizado possível, tendo em vista que estamos no centro da cidade e que é uma área muito afetada pelo calor. Existem poucas áreas verdes aqui, bem diferente de regiões do interior e áreas mais afastadas do centro. Não podemos deixar de lado essa preocupação e sempre tentamos deixar o ambiente onde estamos o mais verde possível”, disse ele.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável segue em tratativas para ampliar as ações de plantio em outros locais da cidade.