Notícias

Tecnologia e Inovação / COMPROMISSO

10 de Junho de 2022 09h11

Secretaria de Gestão promove palestra em comemoração ao Dia Internacional do Arquivo

EMILY MAGALHÃES

Luiz Alves

Arquivo

Em comemoração ao Dia Internacional do Arquivo e ao início dos trabalhos para a efetivação do Arquivo Público Municipal, a Secretaria Municipal de Gestão promoveu nesta quinta-feira (09), a palestra “A importância da Gestão Documental no Poder Executivo Municipal". O evento foi realizado no auditório do Palácio Alencastro.
Criado por meio da Lei nº 6422 de 31/07/2019, o Arquivo Público Municipal  tem como objetivo promover a administração municipal e a política de gestão de documentos, a fim de garantir o acesso à informação e a transparência administrativa, beneficiando diretamente o município e os cidadãos.
A palestra ministrada pela superintendente do Arquivo Público do Estado, Drª. Vanda da Silva, teve como objetivo sensibilizar os servidores para a necessidade da capacitação sobre a gestão de documentos.  O evento contou ainda com a participação de representantes de outras secretarias municipais, que puderam tomar conhecimento sobre a legislação vigente com relação aos arquivos do setor público, a importância do sistema de protocolo , orientações gerais, entre outros assuntos.
"No momento que o documento é protocolado ele se torna um documento público com validade jurídica e com uma função a cumprir. Os documentos possuem um ciclo de vida determinado pelos instrumentos técnicos de gestão documental, aprovadas e publicadas dentro da legislação vigente. Não estamos tratando de simples arquivos, estamos garantindo a guarda e o acesso à informação", explicou a palestrante.
A secretária municipal de Gestão, Ellaine Mendes, destaca que o Arquivo Público de Cuiabá é um órgão indispensável para a transparência, eficácia e efetividade da administração municipal.
"O Arquivo Público de Cuiabá veio para ser um órgão de gestão indispensável para o planejamento, controle, tomada de decisões, transparência, eficácia e efetividade da administração municipal, assim como um serviço de informação que forneça aos seus cidadãos instrumentos e meios para a defesa de seus direitos, assegurando, desta forma, o cumprimento da Constituição Federal”, pontua.