Educação / INCLUSÃO
09 de Novembro de 2017 12h58
Secretaria de Educação promove formação para cuidadoras de autistas
A Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Amigos dos Autistas (AMA) realizam nos próximos dias 11 e 18 de novembro, das 08h00 às 12h00, no auditório Maestro China da SME, o curso de formação Cuidadora de Autista. O objetivo é conscientizar os profissionais sobre o seu papel de agente de integração escolar além de cuidador, transformando a escola num local de inclusão. O projeto de formação teve inicio com a secretária adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado.
O diretor geral de Gestão Educacional, Luiz Batista Jorge, explicou que o curso se baseia no principio curricular pleno que norteia a rede, e no papel da articuladora (facilitadora) a partir do direcionamento do professor referencia e do professor da sala multifuncional.
“A cuidadora desenvolve papeis importantes nesse processo, de integração, socialização e de facilitadora pedagógica. E, durante a formação serão abordadas as linhas de trabalho e a função a ser desempenha por esses profissionais”, explicou Luiz Jorge.
O curso terá carga horária de 04:30 horas e as palestras serão ministradas por representantes da AMA, responsável também pela programação da formação. No dia 11 a capacitação será realizada para profissionais das Regionais Norte e Oeste e no dia 18, das Regionais Sul e Leste.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, marcado por três características básicas, a inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e um padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Daí a necessidade do acompanhamento do autista por uma equipe multiprofissional.
O autismo ainda não tem cura, mas, se a criança receber acampamentos adequados, envolvendo profissionais da educação e da saúde qualificados, seu desenvolvimento e qualidade de vida podem melhorar bastante.
“Os autistas estão sempre em pleno desenvolvimento de competências e habilidades, e necessitam estar sendo estimulados a partir de ações mediadoras que ampliem seus recursos afetivos, relacionais e cognitivos”, destacou Luiz Jorge.
Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, em 2007 quando a população brasileira era 190 milhões de pessoas havia cerca de um milhão de casos de autismo. Atualmente, a estimativa é de que 1% da população de aproximadamente 2 milhões de pessoas, convivam com o problema.
Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que sejam 70 milhões de autistas no mundo. A condição é prevalente entre as crianças, e a soma dos casos existentes é mais comum do que os casos infantis de câncer, diabetes e Aids.
Em Mato Grosso, a estimativa é de que 1% da população seja autista e, em Cuiabá, 220 crianças da rede pública de ensino estão sendo acompanhadas por cuidadoras.
Durante a formação serão abordadas questões envolvendo as características clínicas do TEA, o isolamento e como trabalhar esse aspecto, com a psiquiatra Karine Siquara Quadros Paschoal; os fatores comportamentais com a psicóloga Alessandra Oliveira Siqueira e as questões pedagógicas com a psicóloga e pedagoga Ivone Ricci. Pais e representantes da AMA vão falar sobre convivência.
Programação – Formação de Cuidadora de Autista
08:00 às 08:30 horas – Credenciamento/Abertura (representante da SME e AMA)
08:30 às 09:30 horas – Características Clinicas do TEA/Porque o fator isolamento/ Como trabalhar esse aspecto – Psiquiatra Karine Siquara Quados Paschoal
09:30 às 10:30 horas – Fatores comportamentais – Psicóloga Alessandra S. Oliveira Siqueira
10:30 às 11:00 – Intervalo
11:00 às 11:30 horas – Parte pedagógica – Psicóloga e Pedagoga Ivone Ricci
11:30 às 12:30 horas – Falando de convivência ( Presidente da AMA e pais)
Serviço
Formação de Cuidadora de Autista
Datas: 11 e 18/11
Horário: 08:00 às 12:30 horas
Local: Auditório Maestro China da SME