Educação / EJA/INVESTIMENTOS
01 de Março de 2020 08h03
Secretaria de Educação investe na qualidade do Ensino de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada a oportunidade de retomar os estudos. O sistema permite que o aluno conclua sua formação em menos tempo e com a qualificação necessária para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Dentro da política municipal de Educação, a Escola Cuiabana, proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro a EJA passou a ter um atendimento humanizado com a visão de que aprendizagem é qualidade de vida, garantindo assim conhecimentos lincados à realidade e às necessidades do cidadão.
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, falou sobre o plano de ação e de intervenção anual, definido a partir do diagnóstico sócio econômico traçado durante a Semana Pedagógica, evento realizado no mês de janeiro, e que abriu oficialmente o ano letivo na rede pública municipal. “Este ano, devemos investir em espaços e em profissionais para possibilitar um trabalho diferenciado”, destacou.
Ao todo a Prefeitura Municipal de Cuiabá oferece a modalidade de ensino em nove unidades urbanas, quatro Centros de Convivência de Idosos e em três unidades do campo. São 89 professores e equipes gestoras que atuam com jovens e adultos.
“Alfabetizar com a realidade que o aluno vive no seu cotidiano, no dia a dia. Essa é a ação pública que a Secretaria Municipal de Educação planeja em espaços que utilizam, por exemplo, a educação à distância (EADs), instrumentalizando o aluno por meio da convivência com a comunidade, pesquisa e outras atividades pedagógicas”, observa Marilene de Souza Carvalho, líder de equipe EJA.
Dados recentes dão conta de que em Mato Grosso 7.6% da população são analfabetos. Quase 20 mil pessoas só em Cuiabá.
“Estamos fazendo investimentos para combater esses números dotando nossa Capital com uma matriz de referência baseada na garantia do conhecimento e dos direitos de aprendizagem”, disse o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.
Para os interessados, as matrículas na EJA estão disponíveis em uma das unidades urbanas ou do campo que oferecem a modalidade de ensino e ainda nos centros de convivência. Informações pelo telefone (65) 3645-6503.
Confira as unidades educacionais e Centros de Conviência que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA):
EMEB Antônia Tita Maciel de Campos - Bairro Florianópolis
EMEB Candido Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - Bairro Alvorada
EMEB Profª. Guilhermina Monteiro de Figueiredo - Bairro Carumbé
EMEB Jesus Criança - Bairro Nova Esperança
EMEB Nossa Senhora Aparecida - Bairro Novo Colorado
EMEB Pedrosa Morais e Silva - Bairro Novo Paraíso
EMEB Ranulpho Paes de Barros - Bairro Jardim Santa Izabel
EMEB Clovis Hugney Neto - Bairro Altos do parque
EMEBC Nossa Senhora da Penha de França - Distrito do Coxipó do Ouro
EMEBC Nova Esperança
EMEBC Udeney Gonçalves Amorim - Distrito de Aguaçu
Centro de Convivência de Idosos (CCI)
Sala anexa da EMEB Jesus Criança
CCI João Gurreiro - Bairro Altos do Coxipó
Sala anexa da EMEB Profª. Guilhermina Monteiro de Figueiredo
CCI Aidê Pereira - Bairro Novo Horizonte
CCI Maria Ignês - Bairro CPA
CCI Padre Firmo - Bairro Porto Dom Aquino