Notícias

Educação / Esporte educacional

18 de Março de 2016 17h35

Secretaria de Educação firma convênio com instituto

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação assinou nesta quinta-feira (17) com o Instituto Desportivo da Criança termo de convênio para a realização de projeto de esporte educativo na escola municipal rural de educação básica Udeney Gonçalves de Amorim, localizada no Distrito do Aguaçu.

O projeto, que conta com o apoio da Votorantim Cimentos, visa associar o benefício do esporte com a formação do cidadão, baseado na metodologia do vôlei kids e futebol kids. Ao menos 100 alunos da escola Udeney Gonçalves, com idade entre 7 e 16 anos, serão beneficiados com o projeto. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a parceria com o instituto já existe há três anos os resultados têm sido positivos. “Sabemos que a educação aliada ao esporte traz muitos benefícios para a criança. E esse trabalho vem agregar com o projeto político pedagógico da rede municipal”. 

Conforme destaca a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a melhoria do rendimento escolar e a elevação da autoestima do aluno são pontos positivos que o projeto proporciona. “O projeto agrega valores que vão influenciar na formação do aluno e contribuir para a inclusão social”, disse a secretária.

A coordenadora do instituto, Ana Paula Peixoto, apresentou o projeto aos pais dos alunos, explanando como funcionará.

Segundo Ana Paula, as atividades serão realizadas duas vezes por semana no contraturno escolar e, além da prática esportiva, será trabalhado também o meio ambiente; saúde, com incentivo a um estilo de vida mais saudável; e educação, com acompanhamento pedagógico. “O projeto respeita o desenvolvimento físico e mental da criança e cada atividade será realizada de acordo com a faixa etária de cada um”, explica.

As ações do projeto incluem aulas práticas de minivôlei e futebol; ações de promoção à saúde; oficinas de criação de materiais; encontros pedagógicos; monitoramento escolar; roda de leitura e empréstimo de livros; e reuniões com os pais. 

“É um projeto que só traz pontos positivos para a nossa unidade, principalmente porque traz os pais para dentro da escola, fazendo com que participem mais do processo educacional dos filhos”, destacou a diretora da escola, Mariley de Amorim Salgado. 

A agricultora Margarete Rodrigues dos Santos, mãe do aluno Lukas Rodrigues, diz que o filho está ansioso para participar. “O ano passado o projeto funcionou na escola, mas ele não participou, mas este ano fiz questão de colocá-lo, pois acredito que será ótimo para seu desenvolvimento escolar”, disse a Margarete Santos.