Notícias

Educação / Incentivo à leitura

29 de Outubro de 2015 16h49

Secretaria de Educação entrega ponto de leitura à comunidade do Aguaçu

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

No data em que se comemora o Dia Nacional da Leitura (29 de outubro), a Secretaria Municipal de Educação entregou para a comunidade do Distrito do Aguaçu um ponto de leitura, com dois mil exemplares de livros de diversos gêneros.

O ponto de leitura está instalado na praça do Distrito e será aberto para atendimento a toda comunidade, funcionando durante o dia todo. No ponto de leitura será possível fazer trocas, doações e empréstimos de livros.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a Prefeitura está priorizando ações nas comunidades da zona rural e o Distrito do Aguaçu está entre essas comunidades. “O ponto de leitura e a obra de substituição do prédio da escola são ações que estão sendo promovidas na comunidade, visando garantir a melhoria da qualidade do ensino e melhores condições de trabalho aos profissionais”, disse o secretário.

Segundo a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, em Cuiabá a Secretaria Municipal de Educação mantém sete bibliotecas, onde são disponibilizados mais de 87 mil exemplares, entre livros infantil e infanto-juvenil, revistas e gibis, além de acesso à internet. “Estamos ampliando esse atendimento e chegando também na zona rural”.

A Diretora da escola, Marilu Marqueto, disse que a comunidade ficou muito feliz em receber o espaço e que ele será de grande importância para a unidade escolar. “Será um ótimo local para os professores prepararem atividades com os alunos, principalmente para auxiliar nas aulas de artes e de educação física”.

O ponto de leitura ganhou dois voluntários, que serão os “amigos da biblioteca”. Eles são alunos da escola municipal Udeney Gonçalves de Amorim, localizada no Distrito, e que se disponibilizaram a doar um pouquinho de seu tempo para auxiliar no atendimento da biblioteca. “Para mim será um momento de lazer, pois gosto muito de ler e estarei em um lugar que adoro”, disse o aluno Matheus Refúgio, 13 anos, que tem preferência pelos livros de ficção e mistério e na biblioteca terá a oportunidade de usufruir de todos esses tipos de livros. 

Durante todo o dia foi realizada uma programação especial, que incluiu apresentações culturais e circenses, piquenique com leitura, feira de livro com troca e doações, exposição do acervo, varal literário, bate-papo com escritor Pedro Felix, entre outras atividades.

Também participaram do evento a diretora geral de Gestão Educacional, Elenir Honório do Amaral, e diretor Administrativo, Benedito Cedronias de Almeida, e toda a equipe de profissionais da escola municipal Udeney Gonçalves de Amorim.