Educação / Experiências
28 de Outubro de 2015 17h40
Secretária de Educação de VG conhece estrutura da rede municipal de Cuiabá
A Secretária Municipal de Educação de Várzea Grande, Zilda Pereira Leite, esteve nesta quarta-feira (28) na sede da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá para conhecer a estrutura física, administrativa e pedagógica da pasta.
“Viemos conhecer as experiências positivas e as práticas pedagógicas aplicadas aqui com o intuito de levar o modelo para Várzea Grande”, disse a secretária Zilda Leite.
A secretária também fez questão de conhecer o processo de construção da escola municipal Clóvis Hugueney Neto, que foi construída no Residencial Altos do Parque em apenas quatro meses.
A escola, conforme ressaltou o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, foi construída em tempo recorde para atender a demanda do residencial, que hoje abriga cerca de 800 famílias.
A unidade de ensino possui seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, banheiros, cozinha e parte administrativa, além da área de lazer. Toda essa estrutura foi construída em módulos com painéis isotérmicos, o que proporciona conforto termo acústico, minimizando o consumo de energia. Esse tipo de material também ajuda na redução do tempo total da obra e diminui desperdício de materiais, representando economia de custo e tempo.
“Já estamos construindo outras duas escolas nesse formato nos bairros Osmar Cabral e Jardim Imperial”, explicou o secretário.
Conforme a secretária Zilda Leite, algumas escolas de várzea Grande estão funcionando em locais inadequados e o formato da escola construída em Cuiabá pode ser uma solução para amenizar essa situação. “Viemos pedir esse apoio e colaboração da Secretaria de Cuiabá, pois estamos correndo contra o tempo e precisamos encontrar uma solução”.
O secretário Gilberto Figueiredo, e a secretária adjunta, Marioneide Kliemaschewsk, se colocaram à disposição para colaborar com a Secretaria de Várzea Grande. “Essa troca de experiências é muito positiva para a educação, e quem ganha são os alunos das duas cidades”, disse a secretária adjunta.
Zilda Leite também conheceu o prédio da secretaria e ficou impressionada com a estrutura física que a pasta ficou depois da reforma. “Queremos oferecer a Várzea Grande as mesmas condições de trabalho que Cuiabá está proporcionando a seus profissionais. Tenho certeza que isso acaba influenciando no resultado final e acredito que aqui o resultado esperado não está longe de acontecer”, observou a secretária.
Também participou da visita, a técnica da Secretaria Municipal de Várzea Grande, Ludmila Isabel da Mata.