Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Parceria
26 de Junho de 2015 18h07
Secretaria de Assistência Social doa prêmios para concurso da Controladoria Geral
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, realizou a doação de 151 itens à Controladoria Geral do Município nesta sexta-feira (26). Os itens serão destinados à premiação do segundo Concurso de Desenho e Redação sobre Pequenas Corrupções, realizado pela Controladoria.
Dentre os itens doados estão 23 celulares, 23 CD Players Pioneer, 22 fone de ouvido headset, 18 vídeo-games playstation, 18 relógios digitais, além de rádios, telefones e CDs, por exemplo. Todos os itens foram obtidos pela Secretaria de Assistência Social por meio de uma parceria com a Receita Federal, que doa todas as mercadorias apreendidas durante operações e vistorias do órgão.
“Nós estamos felizes de participar desta iniciativa da Controladoria, na perspectiva de despertar nas nossas crianças o interesse por este tema tão relevante, motivadas com essas premiações. Por isso temos que agradecer a Receita Federal, porque a primeira-dama Virginia Mendes, e o prefeito Mauro Mendes se empenharam muito em realizar essa parceria junto com a Receita que acreditou na prefeitura, na lisura e na transparência com que trabalhamos”, aponta o secretário José Rodrigues.
Os prêmios, segundo o secretário, vão incentivar ainda mais as crianças a participarem do concurso, que é uma ação importante para que elas possam continuar estudando e entendendo um pouco mais sobre a administração pública.
“Quero agradecer o secretário Marcelo Bussiki pela iniciativa e espero que as premiações possam servir de incentivo para que tenhamos o maior número possível de crianças e adolescentes participando dessa iniciativa tão importante para Cuiabá”, afirma.
A previsão é de que o concurso seja lançado no início de julho; os alunos do 1º ao 9º das escolas municipais poderão participar. Conforme o controlador-geral, Marcelo Bussiki, os estudantes do 1º ao 4º anos participarão com desenhos e os demais terão que fazer uma redação sobre a temática de pequenas corrupções.
“Ainda vamos lançar o edital, por meio dessa parceria importante com o secretário José Rodrigues, e a primeira-dama Virgina Mendes, que nos apoiaram bastante. E essas doações serão os prêmios que entregaremos aos vencedores, pois quando você participa de um concurso você quer vencer e ganhar, embora o importante para nós seja a participação de todos”, afirma.
Serão premiados o primeiro e segundo lugares na categoria dos alunos, os professores que orientarem esses estudantes, bem como as escolas que fizerem o melhor plano de mobilização sobre o tema.
Para isso, será realizado todo um trabalho nas escolas por meio da divulgação do concurso e da temática das pequenas corrupções a fim de criar a cultura da transparência desde as novas gerações, de acordo com Bussiki.
“Para o aluno participar a escola terá que fazer um plano de mobilização sobre o que é o tema, como o aluno poderá desenvolver o tema e, por isso, vamos trabalhar com os professores que são os multiplicadores das ações. O importante é que o prefeito Mauro Mendes quer fazer uma política de Estado da transparência. Neste sentido, vamos trabalhar para que a criança tenha a consciência do papel dela na sociedade e na fiscalização do recurso público”, concluiu.
No ano passado, o Concurso de Desenho e Redação tratou sobre a Transparência Pública e premiou 13 estudantes, seis professores e uma escola.