Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Demanda
09 de Junho de 2014 17h52
Secretaria de Assistência Social de Cuiabá se prepara para aumento da demanda durante a Copa
Está publicado no Diário Oficial de Cuiabá o decreto que determina o funcionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano em regime especial durante a Copa da FIFA 2014. A medida permite a alteração do horário de trabalho dos servidores nos dias dos jogos que acontecem em Cuiabá para que as demandas de atendimento sejam mantidas.
O decreto visa a atender as necessidades dos turistas que chegarem à capital durante os quatro dias de jogos em Cuiabá (13, 17, 21 e 24 de junho). Para tanto, o secretário de Assistência Social, José Rodrigues da Rocha Júnior, fica autorizado também a celebrar termos de cooperação, convênios, entre outros contratos e medidas, que garantam o atendimento no âmbito de proteção social especial para toda a população.
Sessenta e quatro estruturas físicas funcionam hoje em Cuiabá, garantindo a proteção especial de famílias e indivíduos em risco, cujos direitos tenham sido violados, ameaçados em virtude, por exemplo, de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos e afastamento de convívio familiar.
Em situações típicas, a Secretaria de Assistência Social chega a atender, anualmente, mais de 30 mil famílias em situações de risco. Com o evento, a expectativa é de que esses números sejam ainda mais elevados, o que cria a necessidade de que o atendimento prestado pela Prefeitura de Cuiabá na área seja ainda mais concentrado, levando atendimento a quem estiver em qualquer situação de vulnerabilidade.