Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PRA FRENTE CUIABÁ

31 de Março de 2022 09h50

Secretaria de Agricultura inicia projeto de padronização de feiras livres em Cuiabá

NATHANY GOMES

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, deu início, na terça-feira (29), a implantação do projeto de padronização de demarcação das feiras livres no município. Os primeiros locais visitados nesta primeira etapa foram os bairros: Dr. Fábio I, Santa Inês e Planalto. A determinação da Gestão Pinheiro é que as inspeções sejam realizadas de forma gradativa, toda semana, alcançando todas as regiões da cidade. 

 Na ocasião, o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo, visitou os locais e dialogou com os feirantes sobre as medidas a serem adotadas. Segundo ele, a ação faz parte do programa criado pela gestão Emanuel Pinheiro, o 'Pra Frente Cuiabá', que é dividido em cinco pilares. São eles: Agro da Gente; Sine da Gente; Qualifica Cuiabá; Enem Digital e Cuiabanco. 

"A feira é uma atividade comercial, geração de emprego e renda, daqueles que querem ter a oportunidade de começar o seu próprio negócio, ou seja, colocando essas pessoas que estão em um nível para atingir um outro estágio. A exemplo, podemos aqui a presença de turistas que vieram de fora, visitar a cidade, logo depois uma feira, em seguida outra e, todas elas, estarem padronizadas, nas mesmas condições de venda dos produtos, fazendo com que Cuiabá avance cada vez mais no ranking do padrão de qualidade para se viver e quem ganha com isso, com certeza, é o povo cuiabano", destacou o gestor. 

O intuito da iniciativa é dar uma 'cara nova' aos espaços de comercialização ao ar livre, prezando pela organização correta. Além disso, a regularização da rede de energia elétrica fornecida às barracas já está em fase avançada de negociação entre o Executivo Municipal e uma empresa terceirizada, extinguindo as ligações irregulares, garantindo a segurança dos comerciantes e frequentadores com um custo acessível. 

O presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá, Estamir Amaral, afirmou que a universalização é fruto de uma parceria eficaz em conjunto com a Secretaria de Agricultura, ajudando os pequenos empreendedores. "A prefeitura tem nos ajudado muito, era uma mudança muito aguardada. Alguns deles quando receberam às barracas novas ficaram bastante emocionados, pois a feira e chuva não combinam. Sabemos que estas são muito caras e muitos não tinham condições de comprar, trabalhando literalmente com o que tinha", elencou. 

A feirante Isabela Mendes Lopes, que atua no ramo há quatro anos na revenda de frutas e verduras, agradeceu ao Poder Público pelas melhorias. "Faço feira em três bairros da cidade. Realmente eu estava precisando e agora tenho o meu espaço. Estou muito feliz e grata por tudo", completou. 

A moradora do bairro Santa Inês, Sandra Gusmão fez um breve relato do cenário anterior, marcado pelo descaso e agora a realidade mudou. "Foi uma surpresa muito agradável chegar e ver tudo limpo, organizado. Isso valorizou muito o nosso bairro, atraindo mais as pessoas para comprar, pois antes era bem simples a feira e desorganizada. Estão todos de Parabéns", disse. 

"O balanço que fazemos hoje é que estamos no caminho certo em razão das manifestações positivas das condições que tinha antes e que começam a ter agora. Com todos aqueles feirantes que conversamos, somente de ver o espaço dele demarcado e ter uma banca, onde todos estão no mesmo nível de padronização, faz com que as atividades que eles desempenhavam de uma força, passam a desempenhar de maneira melhor. Estamos no caminho certo, melhorando a autoestima do povo cuiabano, compatível com a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro", concluiu Vuolo.