Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRO DA GENTE

16 de Fevereiro de 2024 10h00

Secretaria de Agricultura dialoga e estabelece parâmetros e metas para cooperativa de apicultores

ALESSANDRA MARQUES

Emanoele Daiane

Arquivo

O secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, realizou uma reunião na tarde desta quinta-feira (15) com produtores da cadeia de apicultura da Baixada Cuiabana para alinhar metas e diretrizes que fundamentarão a criação da cooperativa para produção e comercialização de mel em Cuiabá. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Cuiabá, com apoio da secretária-adjunta, Cácila Nassarden e representantes da Diretoria de Agricultura e Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

A ação faz parte do Programa Agro da Gente, instituído na gestão de Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar e incentivar a agricultura familiar por meio de cursos e oficinas realizados nas comunidades e assentamentos rurais de Cuiabá. O Agro da Gente conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para obter certificação e selo de qualidade, permitindo a comercialização desses produtos em todo o território nacional.

“Daremos todo o apoio necessário para que esses profissionais consigam se estabelecer na apicultura e fazer disso uma fonte de renda. Além do incentivo com cursos e consultorias, instituímos uma parceria com o MAPA, o que permitirá que os pequenos produtores rurais comercializem seus produtos a nível nacional, e fomentará ainda mais a expansão da cadeia de Apicultura na Baixada Cuiabana”, pontuou Francisco Vuolo.

O encontro contou com a presença de vinte e três apicultores de Cuiabá, que farão a administração e gestão da cooperativa de mel. Na reunião de constituição da associação autônoma, foram discutidos os objetivos e parâmetros para o projeto se expandir e ter o retorno esperado pelos produtores.

“Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá está de parabéns. Estou aqui no Mato Grosso há 30 anos, e até o momento não tinha visto essa iniciativa em nenhum governo. Então, a gente agradece a boa vontade da Prefeitura de nos ajudar nisso, com os kits, cursos e servir de intermediador nessa discussão, pois a cadeia do mel é muito produtiva. É bom ver o Poder Público valorizar isso”, afirmou o apicultor João Bussato.

Durante o primeiro ano de cooperativa, a SMATDE oferecerá suporte, incluindo cursos e consultorias para capacitar os profissionais. Além disso, o Cuiabanco disponibilizará um programa de linha de crédito exclusivo para micro e pequenos produtores rurais, juntamente com kits completos para a prática da apicultura.