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Educação / Formação

06 de Julho de 2016 16h14

Secretaria conclui formação do projeto “Brincadiquê?” para profissionais da educação

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o grupo Marista, encerrou nesta terça-feira (06), o processo de formação continuada do projeto “Brincadiquê? na defesa do Direito ao Brincar” para os profissionais das unidades de educação infantil da rede municipal. 

O Brincadiquê? é parte do Projeto “Ressignificando a Prática Pedagógica na Educação Infantil” e visa apresentar ao educador meios para promover o direito de brincar com criatividade e ludicidade, contribuindo com a promoção dos direitos da primeira infância. 

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto iniciou em 2014 (Cuiabá I) com a formação aos profissionais da educação infantil das unidades de escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Em 2015 e 2016 (Cuiabá II) o projeto teve continuidade com a formação para os profissionais da educação infantil que atuam nas creches. A formação, coordenada por uma equipe do grupo Marista, beneficiou aproximadamente 80 profissionais da educação de 28 unidades educacionais (escolas, creches e CMEIs). 

“O projeto tem uma metodologia diferenciada que possibilita trabalhar com as crianças de uma forma bem mais prazerosa, pois o ensinar brincando ajuda a atrair as crianças e a se interessarem pelo conteúdo aplicado”, observa a secretária. 

A formação foi dividida em vários encontros, com reuniões uma vez por mês para apresentação do resultado dos trabalhos desenvolvidos nas unidades. Participaram da formação um coordenador e um Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI) ou um professor de cada unidade e assessores pedagógicos da Secretaria. Esses profissionais têm o papel de multiplicadores em suas respectivas unidades. 

O conteúdo aplicado nas formações foi baseado nas Diretrizes do Plano Nacional Pela Primeira Infância da Convenção sobre Direitos das Crianças e no conhecimento sistematizado pela Rede Marista. “O projeto trabalhou com elementos teóricos e práticos visando subsidiar os profissionais no planejamento das práticas educativas, como trabalhar com criatividade e ludicidade para atrair as crianças”, explica a educadora em assessoramento do grupo Marista, Danielle dos Santos. 

Durante a cerimônia de encerramento da formação foram entregues às unidades participantes as publicações que representam o percurso formativo do projeto do Cuiabá I e do Cuiabá II.

O evento contou também com apresentações de siriri com o grupo Digoreste (representado por profissionais das escolas Orlando Nigro, Quintino Pereira de Freitas e a creche Risoleta Neves) o grupo de profissionais do CMEI Ady de Figueiredo e a apresentação em vídeo do trabalho realizado com os alunos da creche Jardim Umuarama.

A secretária Marioneide Kliemaschewsk destaca que o projeto Brincadiquê foi bem aceito na rede municipal que acabou dando origem a outro projeto de formação, o “Enkantus”, que também trabalha com os profissionais da educação infantil. Pelo menos 85 profissionais receberam a formação. 

Esse projeto visa trabalhar a cultura cuiabana e mato-grossense nas ações pedagógicas, valorizando a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais. As atividades incluem ciranda, brinquedos cantados, leitura de textos e lendas regionais e danças típicas de Cuiabá, como o siriri. “O projeto não só nos encantou como nos contagiou”, destacou a professora Roseli de Moraes, da escola Orlando Nigro.

A professora Sara Regina de Magalhães, da escola Orlando Nigro, também aprovou o projeto. “Um dos pontos positivos desse projeto é que a cultura cuiabana é trabalhada com os alunos durante todo o ano e não apenas em datas comemorativas”, observou a educadora.

Rede Marista 

Presente no Brasil desde 1897, o grupo é uma instituição que se divide em unidades administrativas, entre elas o Grupo Marista. Atua nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins lucrativos. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes.