Saúde / PARCERIA
29 de Junho de 2017 14h40
Secretaria capacita agentes prisionais da saúde para atuarem nos moldes da Atenção Básica
A Secretaria de Saúde de Cuiabá iniciou nesta semana um treinamento para capacitar profissionais que atuam na área da saúde no sistema prisional, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Presídio Carumbé e na Penitenciária Central do Estado, para atuarem nos moldes da Atenção Básica implantada no município.
Enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras entre outros profissionais participaram das palestras que, além de explicar sobre o sistema, trouxeram nas temáticas orientações sobre a saúde do idoso, tabagismo, cuidados em casos de quedas e fraturas e outras doenças que podem acometer os encarcerados.
Conforme a diretora de Atenção Básica da Secretarua de Municipal de Saúde, Larissa Kchimes, essa parceria contribuirá para que os atendimentos nessa área da saúde sejam todos realizados dentro das unidades, desafogando os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, além de oferecer melhor acompanhamento. “A população carcerária ganha com essa parceria, pois passarão a serem atendidas nos presídios e receberão o acompanhamento necessário para tratarem as enfermidades, dentre as quais a AIDS, hipertensão entre outras ”, ressaltou.
O diretor de Saúde do Sistema Prisional do Estado, Ozano José Delgado, ainda reforçou outro grande benefício que consistirá na desoneração do cofre público Estadual. “Com os atendimentos nos moldes da Atenção Básica nas unidades prisionais, diminuiremos principalmente o risco de fuga desse público e teremos menos gastos. Afinal, não haverá a necessidade de deslocarmos diversas viaturas para escoltarmos o preso para serem atendidos nos postos médicos”, enfatizou o diretor.
A sequência didática seguirá na próxima semana com os temas Hanseníase e Tuberculose.