Notícias

Saúde / Boca saudável

16 de Novembro de 2015 14h20

Secretaria alerta para as próximas etapas da campanha de diagnóstico e prevenção de doenças bucais

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Na sexta etapa da campanha permanente de diagnóstico e prevenção das doenças bucais realizada no último sábado (14), na Clínica Odontológica do Pascoal Ramos, das 12 pessoas atendidas, em quatro foram detectadas lesões suspeitas. Essas pessoas foram  encaminhadas para exames complementares de esclarecimento de diagnóstico.

A responsável pela ação, a estomatologista Diurianne França disse que o objetivo da  campanha é justamente esse, orientar a população e intensificar a busca ativa das lesões suspeitas, por isso alerta a população para que compareçam as próximas etapas da ação.

"Os exames preventivos são bastante simples, gratuitos e a campanha está aberta a todos", explicou a especialista lembrando que as pessoas que notarem alguma ferida, manchas ou lesões que não cicatrizem em até 15 dias devem procurar fazer o exame.  

“As campanhas permanentes são ações estratégicas de sensibilização, prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças. Por meio das campanhas conseguimos beneficiar um grande número de pessoas com o diagnóstico precoce e nos permite também capacitarmos as equipes de saúde bucal. Com isso reduzimos a  incidência dessa doença, sua  morbidade e mortalidade”, destacou Diurianne França.  

A campanha permanente é uma ação da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, em parceria com o Programa de Combate ao Câncer de Boca do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso (LACCanBo/MT).

Este ano, a campanha já percorreu os bairros Osmar Cabral, Jardim Vitória, Coxipó, Verdão e Tijucal, com o atendimento de 174 pessoas e encaminhamento de 24. Até agora foram detectados dois casos suspeitos de câncer, já encaminhados para tratamento.

As próximas etapas da campanha permanente de diagnóstico e prevenção das doenças bucais vão acontecer nas Clínicas Odontológicas do Jardim Leblon, no dia 28 deste mês  e do CPA 3, no dia 12 de dezembro.

Durante a campanha são realizados atendimentos, diagnóstico precoce de lesões malignas ou cancerígenas e, encaminhamento das pessoas que necessitam de tratamento adequado.Também serão entregues  kits de higiene bucal aos participantes.