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20 de Abril de 2011 16h05

Secretário de Logística Intermodal fala aos membros do Conselho de Desenvolvimento de Cuiabá

Ângela Jordão-PMC

Durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá (CMDE), realizada na manhã desta quarta-feira (20-04), o secretário Extraordinário de Estado de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, fez uma ampla explanação sobre o Plano Estadual de Transporte Intermodal (PETIN). O Plano prevê a integração entre os diferentes tipos de transporte já implantados ou que estão sendo implantados em Mato Grosso - o transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

De acordo com o secretário, o estado necessita da integração e ampliação do sistema de transporte, para não só continuar crescendo, como também se desenvolvendo. “Mato Grosso tem batido todos os recordes de produção agrícola e ainda tem um  potencial imenso de ampliação da área agricultável. Mas, precisamos urgente de logística para escoar a produção. Não queremos apenas crescimento, mas desenvolvimento para o estado, e isso só é possível se tivermos os meios de transporte necessários”.

Dentro deste contexto, Cuiabá é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso, puxando a economia do estado. A capital é de longe a maior arrecadadora de ICMS. Somente em
2007, a capital forneceu para o Estado, R$ 1,22 bilhões em ICMS; sendo que a segunda colocada em arrecadação, Várzea Grande, arrecadou apenas R$ 225 milhões no mesmo ano.

Vuolo explicou as várias obras planejadas para recuperar e ampliar as rodovias federais que passam por Mato Grosso, ressaltou o potencial de Mato Grosso em relação as hidrovias – meio de transporte usado pela população do estado até a primeira metade do século 20, mas que depois foi deixado de lado. Contudo, Vuolo enfocou dois projetos que interessam diretamente a capital: a chegada da ferrovia a Cuiabá e a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon (localizado
em Várzea Grande, mas considerado aeroporto de Cuiabá, sendo o principal do estado).

Segundo o secretário, o projeto do novo setor de embarque e desembarque do aeroporto acaba de ser aprovado pela Infraero. A Estatal vai custear as obras, mas o estado ficará responsável pela execução. “O valor da obra ficou bem abaixo do que a Infraero previa, fechamos em R$ 82 milhões. A Infraero repassará os recursos e o Estado fará a licitação e conduzirá a execução das obras. Nossa previsão é de que o novo terminal esteja concluído já em
2013”.

No projeto, o atual terminal ocupa apenas 1/5 do que será o espaço do novo terminal. Entre as melhorias previstas, estão quatro novas grandes esteiras para bagagem, pontes de embarque ou fingers que ligam o terminal as aeronaves, novo estacionamento e nova pista para os veículos que pegam ou deixam passageiros. O projeto prevê, inclusive, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) próximo ao aeroporto, para tratar os resíduos sólidos produzidos no terminal.

Quanto à Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), o secretário explicou que ainda neste semestre iniciam os estudos para a chegada dos trilhos a capital. Este ano, será concluído o terminal de Itiquira. Em
2013, a ferrovia chega a Rondonópolis e em 2014, ano da Copa do Mundo, os trilhos finalmente chegarão a Cuiabá.