Saúde / LOA/PPA
02 de Agosto de 2017 17h53
Saúde recebe demandas de lideranças comunitárias da Regional Sul
Sobre a apresentação das prioridades pontuais de cada comunidade, a Prefeitura de Cuiabá e a Câmara Municipal vêm trabalhando na construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2018 e no Plano Plurianual (PPA). Nesta terça-feira (01), foi a vez dos presidentes de bairros da região Sul da Capital exporem as necessidades durante a audiência pública; entre os pedidos, o de mais investimentos na saúde.
Foi exclusivamente sobre este tema que a vice-presidente do Residencial Coxipó, Selma Campanini, aproveitou o seu tempo de fala. “O nosso posto de saúde atende dois bairros e não está aguentando o aumento da demanda. Por isso, gostaria que fosse feita uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em nossa comunidade. Não tenho plano de saúde e acredito no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas queremos qualidade”.
Em resposta, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, explicou que as UPA possuem uma peculiaridade legal em termos de abrangência territorial e que o bairro Residencial Coxipó já está sob a circunscrição da UPA Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos. No que se refere à atenção básica, Elizeth ressaltou um plano de ação que está sendo colocado em prática pela pasta, a fim de reformar, ampliar e construir novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Para oferecer uma saúde de qualidade à população, precisamos investir pesado na atenção básica. Por isso, na região Sul, estamos reformando as unidades do Itapajé, Pedra 90 I e II, Parque Cuiabá, Jardim Fortaleza, Novo Milênio, Centro de Saúde do Tijucal, esta última em parceria com a comunidade. No São Gonçalo vamos fazer no mesmo modelo de parceria. Já na secundária, demos início à reforma da policlínica do Coxipó”.
Ao passo que diversas unidades estão sendo reformadas, a presidente do bairro Parque Geórgia, Fátima de Almeida, disse que a necessidade é da construção de uma UBS em sua comunidade. “Vamos lançar ainda neste ano as obras de construção de UBS nos bairros Francisca Loureiro Borba, Jardim Passaredo, Jardim Jokey Club, Nico Baracat, Nilce Paes Barreto, Parque Ohara, Real Parque, Santa Terezinha e São João Del Rey [somente na região Sul]”, revelou a secretária.
Contudo, Elizeth não descartou a possibilidade de construção de novas UBS na região, como solicitados pelas lideranças comunitárias. “Estamos aqui justamente para tratar destas questões. Afinal, herdamos um orçamento elaborado pela gestão anterior e, neste ano, nossas condições são limitadas. Hoje estamos debatendo o orçamento da gestão Emanuel Pinheiro e é nessa construção conjunta que acreditamos, para atender aos anseios da sociedade”.
Ao todo, foram realizadas três audiências públicas para a elaboração conjunta da LOA e PPA, sendo uma na Regional Oeste, no dia 25 de julho, e outra na Leste, no dia 27 e na terça-feira no dia 01 na Regional Sul. O último encontro está marcado para a próxima quinta-feira (03), às 19h, no Centro Comunitário do bairro CPA II.